Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XLMYG
Type: Monografias de Especialização
Title: Avaliação: momento de aprendizagem ou forma de exclusão
Authors: Vanilda Aparecida Palma Souza
First Advisor: Adriana Andrade Gonçalves
Abstract: Este trabalho apresenta a análise das formas de utilização da avaliação que é um dos entraves da educação e tem sido discutida por pedagogos e estudiosos, buscando entender as causas do fracasso escolar. Para tanto aborda as diversas maneiras de avaliar e a utilização dessa, que deveria ser um instrumento de promoção da aprendizagem e um momento de repensar os métodos e técnicas aplicadas no processo e, muitas vezes é, apenas uma forma de seleção e exclusão daqueles que não atingiram um patamar previamente estabelecido por alguns docentes. E ainda aborda a gestão democrática que é de suma importância para gerir os conflitos decorrentes da aplicação e utilização dos instrumentos avaliativos, oportunizando a melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem.
Subject: Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XLMYG
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vanilda_aparecida_palma_souza.pdf569.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.