Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XLP2G
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Aline Gabriele Pereirapt_BR
dc.creatorVanilda Ananias da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T23:53:34Z-
dc.date.available2019-08-10T23:53:34Z-
dc.date.issued2015-03-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XLP2G-
dc.description.resumoO presente trabalho baseia-se no estudo do Projeto de Educação em Tempo Integral da Escola Estadual Antônio Loureiro Sobrinho, a qual funciona em dois endereços, tendo sua Sede no Bairro Santo Hipólito e seu segundo endereço no bairro no bairro Tanquinho I, ambos a cidade de João Monlevade. A Escola passou, a partir do ano de 2008, por um processo de implantação de projetos que tinham como objetivo principal o desenvolvimento das habilidades e competência de seus educandos no contra turno. O primeiro, denominado Projeto Aprender com Prazer foi realizado por meio de parceria com a Prefeitura Municipal de João Monlevade. O segundo intitulado Projeto Educação em Tempo Integral (PROETI), ocorreu com o apoio da Secretaria Estadual de Ensino de Minas Gerais. Ambos realizaram, através de oficinas, atividades que ajudaram no processo de formação do aluno sob uma ótica diferente da que era priorizada no Ensino Regular. Entretanto, ao final do ano de 2010, a pareceria com a Prefeitura Municipal foi encerrada e, apesar de a Escola continuar com o PROETI, as características do projeto mudaram, assumindo um caráter de extensão do turno regular, o que culminou em seu término no ano de 2013. Após análise e estudos dos resultados apresentados pela escola nas avaliações externas (PROALFA e PROEB), observa-se que os projetos representaram um ganho significativo para os alunos. Justifica-se, portanto, a importância do trabalho: pretende-se que o PROETI volte a funcionar na instituição através de oficinas como ocorreu nos anos anteriores para manutenção dos bons resultados e atendimento às metas propostas pela SEE/MG.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPROETIpt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectEducação em Tempo Integralpt_BR
dc.subject.otherEducação integralpt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas de tempo integralpt_BR
dc.titleO projeto de educação em tempo integral implementado na Escola Estadual Antônio Loureiro Sobrinho: avanços pedagógicos e entraves políticospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_vanilda_ananias_da_silva.pdf815.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.