Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XMLT4
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Impactos da gestão democrática nas tomadas de decisões e nas relações de trabalho |
Authors: | Roberta Cecília Araújo Barroso |
First Advisor: | Sandra Maria Gloria da Silva |
Abstract: | Este trabalho propõe uma reflexão sobre os impactos da gestão democrática nas tomadas de decisões e nas relações de trabalho dentro da unidade escolar visandomaior interação entre todas as partes envolvidas no processo de ensino aprendizagem. Este texto analisa o contexto da Escola Municipal Madre Maria dos Anjos Amorim, da cidade de Cláudio (MG), tendo como propósito viabilizar uma gestão capaz de suprir a demanda do local de maneira democrática viabilizando tomadas de decisões que atendam a instituição, mantendo boas relações de trabalho e uma gestão cada dia mais descentralizada. Essa análise está articulada ao eixo processos de decisão constante no projeto político-pedagógico e tem como propósito viabilizar uma gestão cada dia mais democrática e que atenda aos anseios de toda comunidade escolar. Para tal reflexão recorreu-se à contribuiçãodosautores das seguintes obras: Barreto (2005),Castro (2000), Japecanga (2000), Oliveira (2005), Souza et al. (2005) e Wittmann (2000). Por meio dessa analiseverificou-se o quanto é difícil gerir democraticamente uma escola, o quanto as tomadas de decisões e as relações de trabalho são difíceis. |
Subject: | Escolas Gestão democrática Professores Participação na administração Escolas Organização e administração Professores Relações trabalhistas Professores Ambiente de trabalho |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XMLT4 |
Issue Date: | 21-Mar-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
roberta_20_01_15__aprovada.pdf | 717.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.