Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XMLT4
Type: Monografias de Especialização
Title: Impactos da gestão democrática nas tomadas de decisões e nas relações de trabalho
Authors: Roberta Cecília Araújo Barroso
First Advisor: Sandra Maria Gloria da Silva
Abstract: Este trabalho propõe uma reflexão sobre os impactos da gestão democrática nas tomadas de decisões e nas relações de trabalho dentro da unidade escolar visandomaior interação entre todas as partes envolvidas no processo de ensino aprendizagem. Este texto analisa o contexto da Escola Municipal Madre Maria dos Anjos Amorim, da cidade de Cláudio (MG), tendo como propósito viabilizar uma gestão capaz de suprir a demanda do local de maneira democrática viabilizando tomadas de decisões que atendam a instituição, mantendo boas relações de trabalho e uma gestão cada dia mais descentralizada. Essa análise está articulada ao eixo processos de decisão constante no projeto político-pedagógico e tem como propósito viabilizar uma gestão cada dia mais democrática e que atenda aos anseios de toda comunidade escolar. Para tal reflexão recorreu-se à contribuiçãodosautores das seguintes obras: Barreto (2005),Castro (2000), Japecanga (2000), Oliveira (2005), Souza et al. (2005) e Wittmann (2000). Por meio dessa analiseverificou-se o quanto é difícil gerir democraticamente uma escola, o quanto as tomadas de decisões e as relações de trabalho são difíceis.
Subject: Escolas Gestão democrática
Professores Participação na administração
Escolas Organização e administração
Professores Relações trabalhistas
Professores Ambiente de trabalho
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XMLT4
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
roberta_20_01_15__aprovada.pdf717.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.