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dc.contributor.advisor1Ricardo Silveira Martinspt_BR
dc.creatorKenyth Alves de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T18:33:52Z-
dc.date.available2019-08-11T18:33:52Z-
dc.date.issued2015-03-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XSHJS-
dc.description.abstractThe intensification of the urbanization process in developing countries produces large cities with serious planning deficiencies. Consequently, these deficiencies lead to difficulties in mobility of people and products, in turn, give rise to pressures on the most diverse population habits, resulting in distortions of the retail sector configuration. This study set out to analyze the shopping places transfer phenomenon of some products of household consumption basket, interpreting it as an urban mobility problem. For this, we used the database of the Household Budget Survey (POF) of the IBGE, identifying the difference between the choices of buying local residents among the main Brazilian cities and the interior of the respective states, considering their change over time. Indications were identified showing that the choice of food retailers formats changed over the period, as well as shopping sites chosen for the purchase of toiletries. The clothing items did not show significant changes, suggesting that location and convenience are not decisive attributes that market. The purchase of electronic devices even more concentrated over the period, indicating that scale and competition price are important factors in this sector.pt_BR
dc.description.resumoA intensificação do processo de urbanização nos países em desenvolvimento produz grandes cidades com graves deficiências de planejamento. Consequentemente, essas deficiências geram dificuldades na mobilidade de pessoas e produtos, que, por sua vez, originam pressões sobre os mais diversos hábitos da população, resultando em distorções na configuração do setor varejista. Este trabalho propõe-se a analisar o fenômeno de transferência de locais de compras de alguns produtos da cesta de consumo familiar, interpretando-o como um problema de mobilidade urbana. Para isso foi utilizada a base de dados da Pesquisa dos Orçamentos Familiares (POF), do IBGE, identificando a diferença entre as escolhas de locais de compra entre moradores das principais metrópoles brasileiras e dos moradores do interior dos respectivos estados, considerando sua alteração ao longo do tempo. Foram identificados indícios que comprovam que a escolha por formatos varejistas de alimentos se alterou ao longo do período, bem como os locais de compra escolhidos para a aquisição de produtos de higiene pessoal. Os itens de vestuário não indicaram alterações significativas, sugerindo que localização e conveniência não são atributos determinantes neste setor. A compra de aparelhos eletrônicos concentrou-se ainda mais ao longo do período, indicando que escala e concorrência por preço são fatores importantes nesse setor.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLogística urbanapt_BR
dc.subjectLocais de comprapt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectComplexidade logísticapt_BR
dc.subjectDistribuiçãopt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subject.otherLogísticapt_BR
dc.subject.otherComportamento do consumidor Brasilpt_BR
dc.subject.otherCompras Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherComércio varejistapt_BR
dc.titleMobilidade urbana e hábitos de compra: efeitos na distribuição e na logística para o varejopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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