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Type: Monografias de Especialização
Title: Utilização de informações provenientes da mídia social Facebook no monitoramento de marcas: estudo de caso da rede Mater Dei de saúde Belo Horizonte/MG
Authors: Simone Lima de Aguiar
First Advisor: Claudio Paixao Anastacio de Paula
Abstract: O presente estudo aborda a temática do monitoramento de marca através de mídias sociais, na internet. Trata-se de um estudo de caso da Rede Mater Dei de Saúde, sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais, com o propósito de monitorar o nível de interação entre a instituição hospitalar e seus clientes e potenciais clientes. O monitoramento será realizado através da página do hospital na rede social Facebook, e serão captadas informações relevantes às estratégias de negócios da empresa e que deixem seus clientes satisfeitos. Serão abordadas de forma teórica questões sobre mídias sociais nos dias atuais, sua história e conceito; marketing virtual; mídias sociais corporativas; monitoramento de marca e características da rede social Facebook. A metodologia a ser utilizada será quantitativa, na forma de estudo de casos, com análise descritiva dos dados. Das observações e análises realizadas, tem-se que o hospital Mater Dei interage de forma ativa e constante com o usuário de seu canal na mídia, estimulando-o com postagens diárias a utilizar seus serviços, ou prestando um serviço social, com dicas de saúde e úteis de forma geral. Observa-se também o alto nível de satisfação dos usuários nas postagens, quase sempre fazendo elogios. Em interações diretas do usuário, ou seja, publicações no mural são realizadas normalmente reclamações e dúvidas, que em sua maioria, são solucionadas ou ao menos existe tentativa para tal. Também são realizados elogios e agradecimentos nas publicações. Sugere-se para novos estudos, que sejam buscadas informações de profissionais responsáveis pela mídia social da empresa em estudo, no intuito de se verificar como é realizado o monitoramento da marca, do ponto de vista corporativo.
Abstract: This study addresses the issue of brand monitoring through social media on the internet. It is a case study of the Rede Mater Dei de Saúde, based in Belo Horizonte, Minas Gerais, in order to monitor the level of interaction between the hospital and their customers and potential customers. The monitoring will be carried out through the hospital's page on the social network Facebook, and will be captured relevant information to the company's business strategies and that makes their customers satisfied. Will be addressed, theoretically, questions about social media nowadays, its history and concept; virtual marketing; corporate social media; monitoring brand and Facebook social networking features. The methodology to be used will be quantitative, in the form of case studies, with descriptive data analysis. The observations and analyzes, demonstrates that the Mater Dei hospital interacts actively and steadily with the user of your channel, by stimulating them with daily postings, or providing a social service, with useful and health tips in general. It also shows the high level of user satisfaction in posts, almost always making compliments. In direct user interactions, feed posts are usually filled with complaints and questions, which mostly are solved or at least there is an attempt to do so. It was also seen positive feedback from users regarding the services provided by the hospital. It is suggested for further studies, search for professional information from the company under investigation in order to ascertain how they monitor the brand.
Subject: Facebook (Recursos eletrônicos)
Redes de relações sociais em linha
Gerenciamento da informação
Marketing de relacionamento
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XZJWU
Issue Date: 21-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar / EAD

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