Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Y3H63
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Educação a distância no Brasil: vantagens e desafios
Autor(es): Grazielle Figueiredo de Jesus
primer Tutor: Celia Maria de Oliveira
primer miembro del tribunal : Helen Cristiny Teodoro Couto Ribeiro
Resumen: A Educação à Distância apresenta-se como uma alternativa de educação, que tem como elemento diferencial a possibilidade de formação e qualificação de profissionais que estão no exercício de suas funções e distantes dos grandes centros formadores do país. Configura-se, dessa maneira, em um instrumento para a democratização do acesso à educação, que prioriza a busca e compartilhamento de informações e conhecimentos, com basenas necessidades e disponibilidade dos diversos indivíduos.Assim, este estudo teve como objetivo analisar as publicações que enfocam a educação à distância no Brasil, identificando as vantagens e desafios, através da revisão integrativa. Por meio dos resultados obtidos observaram-se duas temáticas:Aspectos positivos e negativos da Educação à Distância e Desafios relacionados à Educação à Distância.Percebeu-se, com o estudoque os pontos positivos da educação à distância foram destacados de forma mais intensa e relevante pelos autores, no entanto, a existência de alguns desafios como a necessidade de envolvimento de uma equipe transdisciplinar na elaboração do material didático adequado, que atenda com qualidade ao novo perfil de alunos de uma geração digital e interconectada, limitações e dificuldades de alguns alunos em acessar e utilizar todas as tecnologias de comunicação, além da escassez de tempo disponibilizado pelo aluno e falta de comprometimento com o curso foram citados pelos autores. Vale ressaltar que, apesar das dificuldades e desafios encontrados no desenvolvimento da educação à distância, essa modalidade é eficaz e tem contribuído de forma inquestionável para a democratização do aprendizado, através de um ensino de qualidade a um grande número de pessoas,além de atender as exigências de flexibilidade do mundo contemporâneo.
Abstract: The Distance Education is presented as an alternative education, which has a differential element the possibility of training and qualifications of professionals who are in the exercise of its functions and distant from major training centers of the country. It is configured in this way into an instrument for democratizing access to education, which prioritizes the search and information and knowledge sharing, based on the needs and availability of diverse individuals. Thus, this study aimed to analyze the publications that focus on distance education in Brazil, identifying the advantages and challenges through integrative review. Through the results observed two themes: Positive and negative aspects of distance education and Related to Distance Education Challenges . It was noticed, with the study that the positives of distance education were highlighted in a more intense and relevant way by the authors, however, that there are some challenges like the need for involvement of a multidisciplinary team in the preparation of appropriate teaching materials, that meets quality with the new profile of students in a digital, interconnected generation, limitations and difficulties of some students to access and use all communication technologies, and also the lack of time available for student and lack of commitment to the course were cited by authors. It is noteworthy that, despite the difficulties and challenges encountered in the development of distance education, this modality is effective and has unquestionably contributed to the democratization of learning through quality education to a large number of people, in addition to meeting the flexibility requirements of the contemporary world.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Y3H63
Fecha del documento: 15-feb-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
educa__o_a_distancia_no_brasil___vantagens_e_desafios.pdf103.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.