Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Y3HET
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A educação popular em saúde: estudo integrativo da literatura
Autor(es): Lidiege Terra Souza e Gomes
primer Tutor: Solange Cervinho Bicalho Godoy
primer miembro del tribunal : Carla Lucia Goulart Constant Alcoforado
Resumen: O presente estudo visa delimitar melhor o campo de produção teórica da educação popular em saúde, considerada como produto de formulações teóricas da educação aplicadas à saúde e, principalmente, como ferramenta para a participação social dos sujeitos organizados em movimentos sociais, disputando os rumos das políticas sociais no país. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, que abrangeu as publicações nacionais no período de 2000 a 2012. Foram identificados 209 artigos. Contudo, 27 foram considerados de maior interesse por estarem relacionados ao tema da educação popular em saúde. Após adquirir as cópias e termos realizado a leitura dos artigos, foram selecionados apenas 11 artigos científicos produzidos pela comunidade acadêmica científica, publicados em território nacional sobre a educação popular em saúde. Os resultados apontaram que o periódico que publicou o maior número de artigos sobre a educação popular em saúde foi a Revista Atenção Primária à Saúde. Após o ano 2000, houve um crescente aumento de publicações. Os delineamentos de pesquisa mais frequentes foram abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, estudos reflexivos e pesquisa-ação. O estudo indica por meio dos trabalhos publicados nos periódicos analisados que a educação popular em saúde é um processo dinâmico e complexo que é alterado por um conjunto de diversos fatores, fatores esses que influenciam diretamente na saúde da população. Pode-se dizer ainda, que a pesquisa nacional em saúde é recente e ainda está em construção, porém é necessário que as publicações em forma de artigo recebam mais atenção dos autores, editores, analistas e veículos de publicação para que o rigor evidencie a melhoria da qualidade das publicações. De forma geral, as reflexões que surgem no constante esforço de conhecer, aprender e poder serão sempre consideradas como temporárias e inacabadas.
Abstract: This study aims to further delineate the field of theoretical production of popular health education, considered as the product of the theoretical formulations applied to health and education, especially as a tool for social participation of individuals in organized social movements, disputing the direction of policy social in the country. An integrative literature review, which covered national publications in the period 2000-2012 was performed. 209 articles were identified. However, 27 were considered of greater interest because they are related to the theme of popular health education. After acquiring copies and have performed the reading of articles, only 11 were selected scientific articles produced by the academic research community, published in Portugal on popular health education. The results showed that the journal that published the largest number of articles on popular health education was at Primary Health Care Magazine After 2000, there was an increasing publication. The designs of most frequent research were qualitative and quantitative approach, reflective studies and action research. The study indicates by papers published in the journals analyzed that popular education in health is a dynamic and complex process that is altered by a number of different factors, factors that directly influence the health of the population. One can even say that the national health research is recent and is still under construction, but it is necessary that the publications as articles receive more attention from authors, editors, analysts and vehicles of publication to improve the rigor evidences the quality of publications. Generally, the reflections that arise in the constant effort to meet, learn and power shall be considered as temporary and unfinished.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Y3HET
Fecha del documento: 25-jun-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc___lidiege_terra_souza_e_gomes.pdf7.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.