Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9YDLKC
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Angela Maria Vieira Pinheiropt_BR
dc.contributor.referee1Jose Francisco Soarespt_BR
dc.contributor.referee2Augusto Buchweitzpt_BR
dc.contributor.referee3Marcos Antonio da Cunha Santospt_BR
dc.creatorDouglas de Araujo Vilhenapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T03:10:00Z-
dc.date.available2019-08-12T03:10:00Z-
dc.date.issued2015-03-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9YDLKC-
dc.description.abstractThe dissertation consists of three articles interconecter. The first describes the process of adaptation of the French Lobrots Lecture 3 test, renamed to Reading Performance Screening Test (Teste de Desempenho de Leitura TDL). As a continuation, the second article presents the psychometric validation and standardization of TDL. The third, reports structural changes made in the Scale of Evaluation of Reading Competence by the Teacher (Escala de Avaliação da Competência em Leitura pelo Professor EACOL), with subsequent validation and standardization of instrument. The adaptation of the TDL started due to the demand of a test to assess the silent reading of elementary school children to provide concurrent validation for the silent reading subscale of EACOL. Data were collected from 484 children 7-to-11 years (2nd-to-5th school year) between November and December 2013, by seven instruments to evaluate reading, general cognition and social behavior. Both the TDL and the EACOL showed to be robust instruments in the assessment of reading competence of schoolchildren, helping researchers and clinicians to quick detect students with low and high academic performance.pt_BR
dc.description.resumoA dissertação é composta por três artigos interligados. O primeiro descreve o processo de adaptação do teste francês Lecture 3 de Lobrot, renomeado para Teste de Desempenho de Leitura (TDL). Como continuação, o segundo artigo apresenta a validação psicométrica e normatização do TDL. Já o terceiro, relata modificações estruturais realizadas na Escala de Avaliação da Competência em Leitura pelo Professor (EACOL), com subsequente validação e normatização do instrumento. A adaptação do TDL se deu pela demanda de um teste que avaliasse a leitura silenciosa das crianças do Ensino Fundamental e, também, para prover validação concorrente para a sub-escala de leitura silenciosa da EACOL. Foram coletados dados de 484 crianças de 7 a 11 anos (2º ao 5º ano escolar), entre novembro e dezembro de 2013, por meio de sete instrumentos de avaliação de leitura, cognição geral e comportamento social. Tanto o TDL quanto a EACOL demonstraram serem instrumentos robustos na avaliação da competência leitora de crianças típicas e atípicas, o que agiliza o trabalho de pesquisadores e clínicos na detecção de crianças com baixo e alto desempenho escolar.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da leiturapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação pelo professorpt_BR
dc.subjectTeste de desempenho de leiturapt_BR
dc.subjectEscala de avaliação da competência em leitura pelo professorpt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherLivros e leiturapt_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.titleAvaliação da habilidade de leitura de crianças do ensino fundamental: medidas direta e indiretapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_de_mestrado_completo___douglas_de_ara_jo_vilhena.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.