Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9YDLKC
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Avaliação da habilidade de leitura de crianças do ensino fundamental: medidas direta e indireta
Autor(es): Douglas de Araujo Vilhena
Primeiro Orientador: Angela Maria Vieira Pinheiro
Primeiro membro da banca : Jose Francisco Soares
Segundo membro da banca: Augusto Buchweitz
Terceiro membro da banca: Marcos Antonio da Cunha Santos
Resumo: A dissertação é composta por três artigos interligados. O primeiro descreve o processo de adaptação do teste francês Lecture 3 de Lobrot, renomeado para Teste de Desempenho de Leitura (TDL). Como continuação, o segundo artigo apresenta a validação psicométrica e normatização do TDL. Já o terceiro, relata modificações estruturais realizadas na Escala de Avaliação da Competência em Leitura pelo Professor (EACOL), com subsequente validação e normatização do instrumento. A adaptação do TDL se deu pela demanda de um teste que avaliasse a leitura silenciosa das crianças do Ensino Fundamental e, também, para prover validação concorrente para a sub-escala de leitura silenciosa da EACOL. Foram coletados dados de 484 crianças de 7 a 11 anos (2º ao 5º ano escolar), entre novembro e dezembro de 2013, por meio de sete instrumentos de avaliação de leitura, cognição geral e comportamento social. Tanto o TDL quanto a EACOL demonstraram serem instrumentos robustos na avaliação da competência leitora de crianças típicas e atípicas, o que agiliza o trabalho de pesquisadores e clínicos na detecção de crianças com baixo e alto desempenho escolar.
Abstract: The dissertation consists of three articles interconecter. The first describes the process of adaptation of the French Lobrots Lecture 3 test, renamed to Reading Performance Screening Test (Teste de Desempenho de Leitura TDL). As a continuation, the second article presents the psychometric validation and standardization of TDL. The third, reports structural changes made in the Scale of Evaluation of Reading Competence by the Teacher (Escala de Avaliação da Competência em Leitura pelo Professor EACOL), with subsequent validation and standardization of instrument. The adaptation of the TDL started due to the demand of a test to assess the silent reading of elementary school children to provide concurrent validation for the silent reading subscale of EACOL. Data were collected from 484 children 7-to-11 years (2nd-to-5th school year) between November and December 2013, by seven instruments to evaluate reading, general cognition and social behavior. Both the TDL and the EACOL showed to be robust instruments in the assessment of reading competence of schoolchildren, helping researchers and clinicians to quick detect students with low and high academic performance.
Assunto: Alfabetização
Livros e leitura
Psicologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9YDLKC
Data do documento: 20-Mar-2015
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_de_mestrado_completo___douglas_de_ara_jo_vilhena.pdf1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.