Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Z2HSS
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paulo Henrique Dias Menezespt_BR
dc.creatorCristiane Maria de Oliveira Feitosapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T11:18:03Z-
dc.date.available2019-08-11T11:18:03Z-
dc.date.issued2015-03-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Z2HSS-
dc.description.abstractThe physics teaching in middle level in Brazilian public schools has become something challenging and worthy of concern. Increasingly, the level of interest and student learning has decreased. With the increasing use of electronic devices such as mobile phones, tablets and computers, the teens realize easily the distance between the attractive content of these technological devices and traditional classes with blackboard and chalk. In order to demonstrate that the physical part of students' daily life, we use the contents of the electricity in a teaching sequence with students of the 1st year of high school. To arouse the interest of students about physics teaching content, we developed a study project on the risks of using electricity in homes, trying to awaken in them the curiosity and investigative sense. The project was developed as part of the specialization course of sciences for research of Science and Mathematics Teaching Center of Minas Gerais University, Faculty of Education of Minas Gerais (CECIMIG / UFMG). The central idea of the project came from the perception of the teacher about the lack of information and knowledge of their students on how to prevent electric shocks and the high rate of fatal accidents involving electricity in Brazil involving children and adolescents. For this, a physical education strategy for a class of 1st year of high school in a public school in the city of Sete Lagoas, Minas Gerais, involving electricity contents and risks of its use in homes of these students was developed. The project was developed in three stages that allowed students to investigate the problem, do records and draw up suggestions for troubleshooting in electrical installations and identify possible potential of electric shock in their homes. During the work the students had the concern to investigate not only their homes but also schools and other environments they attend.pt_BR
dc.description.resumoNos dias de hoje, o ensino de Física em nível médio nas Escolas públicas brasileiras tem se tornado algo desafiante e digno de preocupação. Cada vez mais o nível de interesse e aprendizado dos alunos tem diminuído. Com o crescimento da utilização de aparelhos eletroeletrônicos, como celulares, tablets e computadores, pelos adolescentes percebe-se facilmente a distância entre o teor atrativo desses aparatos tecnológicos e as tradicionais aulas com quadro negro e giz. Visando mostrar que a Física faz parte do cotidiano dos alunos, utilizamos o conteúdo da eletricidade em uma sequência didática com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Para despertar o interesse dos alunos sobre conteúdos de ensino de Física, desenvolvemos um projeto de estudo sobre os riscos do uso da eletricidade nas residências, tentando assim despertar neles a curiosidade e o senso investigativo. O projeto foi desenvolvido como parte integrante do curso de especialização de ciências por investigação do Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (CECIMIG/UFMG). A ideia central do projeto partiu da percepção da professora sobre a falta de informação e conhecimento de seus alunos sobre como se prevenir contra choques elétricos e o alto índice de acidentes fatais com eletricidade no Brasil envolvendo crianças e adolescentes. Para isso, foi desenvolvida uma estratégia de ensino de Física para uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma Escola pública estadual do município de Sete Lagoas-MG, envolvendo o conteúdo de eletricidade e os riscos de seu uso nas residências desses alunos. O projeto foi desenvolvido em três etapas que permitiram que os estudantes investigassem o problema, fizessem registros e elaborassem sugestões para solucionar problemas nas instalações elétricas e ainda localizassem possíveis potenciais de risco de choque elétrico em suas residências. No decorrer do trabalho os alunos apresentaram a preocupação de investigar não só suas residências como também a Escola e outros ambientes que frequentam.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectensino de físicapt_BR
dc.subjectensino por investigaçãopt_BR
dc.subjecteletricidadept_BR
dc.subjectchoques elétricospt_BR
dc.subject.otherEletricidade pt_BR
dc.subject.otherChoque pt_BR
dc.subject.otherEnsino médio pt_BR
dc.subject.otherDidáticapt_BR
dc.subject.otherFísicapt_BR
dc.titleA eletricidade e seus riscos: uma Perspectiva Reflexiva para o Ensino de Físicapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_cristiane_final_pra_entrega_ufmg.pdf1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.