Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Z2HSS
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A eletricidade e seus riscos: uma Perspectiva Reflexiva para o Ensino de Física
Autor(es): Cristiane Maria de Oliveira Feitosa
primer Tutor: Paulo Henrique Dias Menezes
Resumen: Nos dias de hoje, o ensino de Física em nível médio nas Escolas públicas brasileiras tem se tornado algo desafiante e digno de preocupação. Cada vez mais o nível de interesse e aprendizado dos alunos tem diminuído. Com o crescimento da utilização de aparelhos eletroeletrônicos, como celulares, tablets e computadores, pelos adolescentes percebe-se facilmente a distância entre o teor atrativo desses aparatos tecnológicos e as tradicionais aulas com quadro negro e giz. Visando mostrar que a Física faz parte do cotidiano dos alunos, utilizamos o conteúdo da eletricidade em uma sequência didática com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Para despertar o interesse dos alunos sobre conteúdos de ensino de Física, desenvolvemos um projeto de estudo sobre os riscos do uso da eletricidade nas residências, tentando assim despertar neles a curiosidade e o senso investigativo. O projeto foi desenvolvido como parte integrante do curso de especialização de ciências por investigação do Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (CECIMIG/UFMG). A ideia central do projeto partiu da percepção da professora sobre a falta de informação e conhecimento de seus alunos sobre como se prevenir contra choques elétricos e o alto índice de acidentes fatais com eletricidade no Brasil envolvendo crianças e adolescentes. Para isso, foi desenvolvida uma estratégia de ensino de Física para uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma Escola pública estadual do município de Sete Lagoas-MG, envolvendo o conteúdo de eletricidade e os riscos de seu uso nas residências desses alunos. O projeto foi desenvolvido em três etapas que permitiram que os estudantes investigassem o problema, fizessem registros e elaborassem sugestões para solucionar problemas nas instalações elétricas e ainda localizassem possíveis potenciais de risco de choque elétrico em suas residências. No decorrer do trabalho os alunos apresentaram a preocupação de investigar não só suas residências como também a Escola e outros ambientes que frequentam.
Abstract: The physics teaching in middle level in Brazilian public schools has become something challenging and worthy of concern. Increasingly, the level of interest and student learning has decreased. With the increasing use of electronic devices such as mobile phones, tablets and computers, the teens realize easily the distance between the attractive content of these technological devices and traditional classes with blackboard and chalk. In order to demonstrate that the physical part of students' daily life, we use the contents of the electricity in a teaching sequence with students of the 1st year of high school. To arouse the interest of students about physics teaching content, we developed a study project on the risks of using electricity in homes, trying to awaken in them the curiosity and investigative sense. The project was developed as part of the specialization course of sciences for research of Science and Mathematics Teaching Center of Minas Gerais University, Faculty of Education of Minas Gerais (CECIMIG / UFMG). The central idea of the project came from the perception of the teacher about the lack of information and knowledge of their students on how to prevent electric shocks and the high rate of fatal accidents involving electricity in Brazil involving children and adolescents. For this, a physical education strategy for a class of 1st year of high school in a public school in the city of Sete Lagoas, Minas Gerais, involving electricity contents and risks of its use in homes of these students was developed. The project was developed in three stages that allowed students to investigate the problem, do records and draw up suggestions for troubleshooting in electrical installations and identify possible potential of electric shock in their homes. During the work the students had the concern to investigate not only their homes but also schools and other environments they attend.
Asunto: Eletricidade 
Choque 
Ensino médio 
Didática
Física
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Z2HSS
Fecha del documento: 7-mar-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_cristiane_final_pra_entrega_ufmg.pdf1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.