Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Z4J38
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Dilvana Maria Fiorini de Aguiar Moreirapt_BR
dc.creatorCinthia Aparecida de Resendept_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T14:24:52Z-
dc.date.available2019-08-09T14:24:52Z-
dc.date.issued2014-12-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Z4J38-
dc.description.resumoEsse trabalho mostra como o ensino por investigação contribui de forma relevante na aprendizagem dos alunos nas aulas de Física. Através de uma pesquisa de campo buscou-se relacionar o tema energia, e a intensidade do consumo em relação às novas tecnologias. Os estudantes, junto com a professora, foram desenvolvendo a pesquisa passo a passo, tendo participação ativa em todo processo de construção do conhecimento. Para desenvolvimento desse projeto usou-se como referenciais teóricos artigos dos autores Carvalho, 2004; Boff,2012; Silva e Carvalho, 2007, que tem em suas pesquisas características que correspondem a esse projeto. No entanto esse trabalho mostrou que as aulas de Física podem ter um caráter investigativo abordando de forma diferente o tema energia, com intuito de promover uma conscientização dos alunos diante de um problema tão grave que é a degradação do planeta. Para isso desenvolveram uma pesquisa onde investigaram o consumo de energia de três gerações diferentes, a geração atual (15 a 29 anos), a segunda geração (30 a 59 anos) e a primeira geração (acima de 60 anos). Os alunos além de compreenderem o que é energia se sensibilizaram com o consumo exagerado da geração atual (de 15 a 25 anos), e ainda repassaram para seus pais parentes, vizinhos e amigos a conscientização do uso adequado de energia, a partir de um trabalho de campo, em que, entrevistaram a população, fazendo com que repensassem suas atitudes enquanto respondiam as perguntas feitas por eles. Enfim, esse trabalho mostrou que uma aula investigativa, é um dos caminhos para enriquecer as práticas em sala de aula, colocando os alunos como centro no processo ensino-aprendizagem, valorizando suas concepções e ações dentro do problema proposto.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia e sustentabilidadept_BR
dc.subjectConsumo de energiapt_BR
dc.subjectEnsino investigativo em físicapt_BR
dc.subject.otherEnergia elétrica Consumo  pt_BR
dc.subject.otherEnergia elétricapt_BR
dc.subject.otherSustentabilidadept_BR
dc.titleEnergia e sustentabilidade no ensino de física: uma atividade investigativa sobre hábitos de consumo em três gerações diferentespt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_final_do_enci.pdf975.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.