Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Z4MXX
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rosiane Resende Leitept_BR
dc.creatorJoyce Maronee Keller de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T18:49:06Z-
dc.date.available2019-08-10T18:49:06Z-
dc.date.issued2014-12-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Z4MXX-
dc.description.resumoA contextualização é uma prática pedagógica que vem ganhando espaço em discussões acerca do ensino na atualidade, mesmo sendo uma prática já existente há algum tempo. Está prática pedagógica busca formar cidadãos capazes de analisar e tomar decisões conscientes frente à sociedade. A presente pesquisa buscou entender quais são as concepções que professores de ciências da rede básica do município de Teófilo Otoni/MG a respeito da contextualização no ensino de ciências, bem como, os limites encontrados por eles para utilizar esta prática pedagógica. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de questionários a professores do município. A análise dos dados permitiu observar, que em sua maioria, os professores já obtiveram informações acerca do tema, mesmo que ele ainda não seja totalmente compreendido por eles. O principais obstáculos apontados para a utilização desta prática foram: (i) falta de recursos da escola, (ii) falta de apoio familiar aos alunos, (iii) desinteresse dos alunos e (iv) um sistema educacional falho. Concluindo assim, que esta prática pedagógica merece maior investimento em formação continuada para sua compreensão e utilização, já que os professores pesquisados apontam que a maior parte do problema no seu uso, encontra-se em lugares externos à prática em sala.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectLimites e concepçõespt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores Formação pt_BR
dc.subject.otherCiência Estudo e ensinopt_BR
dc.titleContextualização no ensino de ciências: dificuldades e limites encontrados por professores de Teófilo Otoni/MGpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_joyce.pdf199.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.