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dc.contributor.advisor1Horacio Pereira de Fariapt_BR
dc.contributor.referee1Jandira Maciel da Silvapt_BR
dc.creatorJuliana de Sousa Martins Cristopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T20:19:25Z-
dc.date.available2019-08-12T20:19:25Z-
dc.date.issued2014-08-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Z9MFJ-
dc.description.abstractThis work intentions to create an Interventional Project in Conceição de Itaguá, country side of Brumado district, located in the city of Brumadinho MG. Me and other health workers perceived, between the months of March to June of 2013, that mothers and carriers were not bringing the children to the preventive medical consults, that should happen since the first month until the 5th year. Statistically, the absence were huge, the maximum presence index were 75%. We propose to Educate and bring the mothers and carriers to the Health Unit by the Communitarian Agents home visiting and by the health coworkers pallestrations, expositive classes, using a sort of educational methods from the traditional method to the Opressed Pedagogy conceived by Paulo Freire, always respecting the local culture. This way, we expect, by using this strategy for one year, with the support of the Health Workers and Municipal Healthy Secretary, to increase childrens presence in preventive medical consult, accepting prevention and promotion as including part of the Public Health System.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa à criação de um projeto de intervenção na Unidade Básica de Saúde de Conceição de Itaguá, região rural no Distrito de Brumado, no município de Brumadinho MG. O problema percebido por mim e pela equipe de saúde, no período de março a junho de 2013 foi a baixa adesão dos cuidadores e mães às consultas de puericultura realizadas pela enfermeira, médica geral e pediatra, desde o primeiro mês, até os 24 meses de idade e continuamente até os 5 anos de idade. Estatisticamente, a presença máxima nas consultas foi de 75%, com grande índice de abstenções. Como estratégia de intervenção propõe um processo de educação com convocação das mães e sensibilização das mesmas com visitas domiciliares pelas Agentes Comunitárias de Saúde e equipe de saúde, educação em sala de espera e envolvimento da equipe transdisciplinar em saúde com palestras, aulas expositivas de maneira que possamos agir com estratégias educativas desde o método tradicional até a pedagogia do oprimido de Paulo Freire, respeitando os costumes e cultura locais. Assim, esperamos que utilizando estas estratégias pelo período de um ano, com apoio no NASF e da Secretaria Municipal de Saúde, aumentemos a presença nas consultas de puericultura, aceitando a prevenção e promoção em saúde como parte includente da população no sistema público de saúde.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssistência pediátricapt_BR
dc.subjectPuericulturapt_BR
dc.subjectCuidadorespt_BR
dc.subjectsaúde da famíliapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherSaúde da famíliapt_BR
dc.titleOrganização da atenção integral às crianças de 0 a 5 anos: moradoras do território adscrito pela Unidade Básica de Saúde de Conceição de Itaguá, em Brumadinho MGpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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