Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZBHVX
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Raquel Guimaraes Soares | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Adson Eduardo Resende | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Airton Marinho da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Eugenio Paceli Hatem Diniz | pt_BR |
dc.creator | Bruno Silva Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T14:45:01Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T14:45:01Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZBHVX | - |
dc.description.abstract | Changes in the labor market, especially in service provision impacted the work of bus drivers. Currently the bus driver is responsible for executing addition to its function,of driver the vehicle, has also the collector activity, previously performed by another worker. This dual activity leads the driver at a mental fatigue that can sometimes reach exhaustion. It may cause further emotional stress, low self-esteem, anxiety and depression. The methodology used was the Ergonomic Work Analysis, to observe the operation, the workstation characteristics and the activity carried out by drivers. Considering the data collected, reached to the diagnosis that the multiple tasks, the route variability, the driver's attention to the various actions under its responsibility, in addition to driving, makes the time provided by the company for the trip is insufficient. Therefore, initiated a delays cycle and consequently wear, anxiety and mental fatigue on work. | pt_BR |
dc.description.resumo | As mudanças no mercado de trabalho, principalmente na prestação de serviço impactaram o trabalho dos motoristas de ônibus. Atualmente o motorista de ônibus é o responsável por executar além da sua função, a de condutor do veículo, também a atividade de cobrador de passagens, anteriormente realizada por outro trabalhador. Essa dupla atividade leva o motorista há um cansaço mental que por vezes pode chegar à exaustão. Pode provocar ainda, desgaste emocional, baixa autoestima, angústia e depressão. A metodologia utilizada foi a Análise Ergonômica do Trabalho, para observar o funcionamento, as características do posto de trabalho e a atividade desenvolvida pelos motoristas. Levando em consideração os dados coletados chegou-se ao diagnóstico de que as múltiplas tarefas, às variabilidades do percurso, a atenção do motorista às varias ações de sua responsabilidade, para além de dirigir, faz com que o tempo disponibilizado pela empresa para a viagem seja insuficiente. Sendo assim, dá-se início a um ciclo de atrasos e, consequentemente desgaste, ansiedade e estafa mental no trabalhador. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Motorista de ônibus | pt_BR |
dc.subject | Sobrecarga de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject | Dupla atividade | pt_BR |
dc.subject | Saúde do trabalhador | pt_BR |
dc.subject.other | Transportes coletivos | pt_BR |
dc.subject.other | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject.other | Engenharia de produção | pt_BR |
dc.title | Condições de trabalho dos motoristas de transporte coletivo urbano: o impacto da dupla atividade na saúde mental do trabalhador | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ergonomia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_ufmg_final_bruno.pdf | 384.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.