Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZBHVX
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Raquel Guimaraes Soarespt_BR
dc.contributor.referee1Adson Eduardo Resendept_BR
dc.contributor.referee2Airton Marinho da Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Eugenio Paceli Hatem Dinizpt_BR
dc.creatorBruno Silva Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T14:45:01Z-
dc.date.available2019-08-09T14:45:01Z-
dc.date.issued2014-09-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZBHVX-
dc.description.abstractChanges in the labor market, especially in service provision impacted the work of bus drivers. Currently the bus driver is responsible for executing addition to its function,of driver the vehicle, has also the collector activity, previously performed by another worker. This dual activity leads the driver at a mental fatigue that can sometimes reach exhaustion. It may cause further emotional stress, low self-esteem, anxiety and depression. The methodology used was the Ergonomic Work Analysis, to observe the operation, the workstation characteristics and the activity carried out by drivers. Considering the data collected, reached to the diagnosis that the multiple tasks, the route variability, the driver's attention to the various actions under its responsibility, in addition to driving, makes the time provided by the company for the trip is insufficient. Therefore, initiated a delays cycle and consequently wear, anxiety and mental fatigue on work.pt_BR
dc.description.resumoAs mudanças no mercado de trabalho, principalmente na prestação de serviço impactaram o trabalho dos motoristas de ônibus. Atualmente o motorista de ônibus é o responsável por executar além da sua função, a de condutor do veículo, também a atividade de cobrador de passagens, anteriormente realizada por outro trabalhador. Essa dupla atividade leva o motorista há um cansaço mental que por vezes pode chegar à exaustão. Pode provocar ainda, desgaste emocional, baixa autoestima, angústia e depressão. A metodologia utilizada foi a Análise Ergonômica do Trabalho, para observar o funcionamento, as características do posto de trabalho e a atividade desenvolvida pelos motoristas. Levando em consideração os dados coletados chegou-se ao diagnóstico de que as múltiplas tarefas, às variabilidades do percurso, a atenção do motorista às varias ações de sua responsabilidade, para além de dirigir, faz com que o tempo disponibilizado pela empresa para a viagem seja insuficiente. Sendo assim, dá-se início a um ciclo de atrasos e, consequentemente desgaste, ansiedade e estafa mental no trabalhador.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotorista de ônibuspt_BR
dc.subjectSobrecarga de trabalhopt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectDupla atividadept_BR
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.subject.otherTransportes coletivospt_BR
dc.subject.otherErgonomiapt_BR
dc.subject.otherEngenharia de produçãopt_BR
dc.titleCondições de trabalho dos motoristas de transporte coletivo urbano: o impacto da dupla atividade na saúde mental do trabalhadorpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ergonomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_ufmg_final_bruno.pdf384.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.