Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGCP
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mariangela Rodrigues Lima Machado | pt_BR |
dc.creator | Sandra Márcia Silva César | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T07:46:09Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T07:46:09Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-01 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGCP | - |
dc.description.resumo | Para se alcançar uma educação de qualidade e obter êxito no desenvolvimento das diversas atividades promovidas no âmbito escolar é preciso que haja participação de todos os segmentos: comunidade escolar, pais, comunidade local. Além disso, é necessário estimular a criticidade e autonomia dos educandos tendo como base um currículo eficiente e eficaz. Existe a preocupação com a forma conteudista como o currículo é propagado, fazendo com que as crianças, com poucas exceções, não apreendam e nem contextualizem os conteúdos ensinados. Diante dessa preocupação surgiu o interesse pelo tema. Assim, pretende-se analisar o currículo trabalhado na E. E. Bias Fortes. Para tanto, objetiva-se verificar como os conteúdos estão sendo difundidos na instituição mencionada, bem como identificar e estabelecer as formas de apreensão de conteúdos para que estes adquiram significância permitindo que a criança absorva conhecimentos reflexivos. Neste contexto, o presente trabalho, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, é o resultado de um breve estudo acerca do currículo desenvolvido na referida instituição, na perspectiva da prática pedagógica eficiente. Baseou-se no Projeto Político Pedagógico conferindo maior ênfase ao desenvolvimento curricular sob o prisma da gestão democrática. A presente análise contribuiu de maneira significativa para o entendimento da relevância de se realizar constantemente reflexões sobre o currículo disseminado na escola, bem como acerca da prática educativa para que esta sirva para (re) planejamento das ações pedagógicas cotidianas e para que sejam fomentadas formas bem sucedidas de troca de saberes. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Apreensão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject.other | Currículos | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.title | Considerações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_sandra_marcia_versao_final_aprovada.pdf | 890.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.