Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGCP
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mariangela Rodrigues Lima Machadopt_BR
dc.creatorSandra Márcia Silva Césarpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T07:46:09Z-
dc.date.available2019-08-11T07:46:09Z-
dc.date.issued2015-08-01pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGCP-
dc.description.resumoPara se alcançar uma educação de qualidade e obter êxito no desenvolvimento das diversas atividades promovidas no âmbito escolar é preciso que haja participação de todos os segmentos: comunidade escolar, pais, comunidade local. Além disso, é necessário estimular a criticidade e autonomia dos educandos tendo como base um currículo eficiente e eficaz. Existe a preocupação com a forma conteudista como o currículo é propagado, fazendo com que as crianças, com poucas exceções, não apreendam e nem contextualizem os conteúdos ensinados. Diante dessa preocupação surgiu o interesse pelo tema. Assim, pretende-se analisar o currículo trabalhado na E. E. Bias Fortes. Para tanto, objetiva-se verificar como os conteúdos estão sendo difundidos na instituição mencionada, bem como identificar e estabelecer as formas de apreensão de conteúdos para que estes adquiram significância permitindo que a criança absorva conhecimentos reflexivos. Neste contexto, o presente trabalho, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, é o resultado de um breve estudo acerca do currículo desenvolvido na referida instituição, na perspectiva da prática pedagógica eficiente. Baseou-se no Projeto Político Pedagógico conferindo maior ênfase ao desenvolvimento curricular sob o prisma da gestão democrática. A presente análise contribuiu de maneira significativa para o entendimento da relevância de se realizar constantemente reflexões sobre o currículo disseminado na escola, bem como acerca da prática educativa para que esta sirva para (re) planejamento das ações pedagógicas cotidianas e para que sejam fomentadas formas bem sucedidas de troca de saberes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectApreensão do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherCurrículospt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.titleConsiderações acerca do currículo trabalhado em uma escola de Januária, Norte de Minas Geraispt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_sandra_marcia_versao_final_aprovada.pdf890.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.