Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGJ2
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Família e escola: uma parceria fundamental para o sucesso dos educandos |
Authors: | Silvania Freitas Campos |
First Advisor: | Ana Paula da Silva Rodrigues |
Abstract: | O presente trabalho trata-se de uma abordagem quanto aos benefícios da participação da família na busca de alternativas para amenizar as dificuldades apresentadas quanto ao rendimento escolar dos educandos do Ensino Fundamental. Neste contexto, enfatiza-se a necessidade de se buscar estratégias de ação envolvendo toda a comunidade escolar: direção, professores, alunos e pais, na busca pela construção de um compromisso coletivo em prol do educando. Os alunos nesta etapa de vida escolar possuem inquietações, inseguranças e, conseqüentemente, falta de atenção e baixo rendimento. As famílias, por outro lado, é na maioria das vezes descomprometidas ou ocupadas demais com seus problemas do dia-a-dia, passando funções que lhe competem para a escola resolver, dessa forma sobrecarregando a escola e os professores com funções extras, ocupando um tempo que seria destinado ao ensino e a aprendizagem. Consciente dessa situação atual, a escola precisa viabilizar mecanismos que permitam uma efetiva participação entre os membros da comunidade escolar, em especial a família, para refletir na coletividade os problemas de aprendizagem que acarretam sérias implicações para a prática pedagógica. |
Subject: | Educação Participação dos pais Família Educação Escolas Organização e administração Lar e escola |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGJ2 |
Issue Date: | 1-Aug-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_silvania_freitas_campos_turma_10_30_07.pdf | 763.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.