Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGJ2
Type: Monografias de Especialização
Title: Família e escola: uma parceria fundamental para o sucesso dos educandos
Authors: Silvania Freitas Campos
First Advisor: Ana Paula da Silva Rodrigues
Abstract: O presente trabalho trata-se de uma abordagem quanto aos benefícios da participação da família na busca de alternativas para amenizar as dificuldades apresentadas quanto ao rendimento escolar dos educandos do Ensino Fundamental. Neste contexto, enfatiza-se a necessidade de se buscar estratégias de ação envolvendo toda a comunidade escolar: direção, professores, alunos e pais, na busca pela construção de um compromisso coletivo em prol do educando. Os alunos nesta etapa de vida escolar possuem inquietações, inseguranças e, conseqüentemente, falta de atenção e baixo rendimento. As famílias, por outro lado, é na maioria das vezes descomprometidas ou ocupadas demais com seus problemas do dia-a-dia, passando funções que lhe competem para a escola resolver, dessa forma sobrecarregando a escola e os professores com funções extras, ocupando um tempo que seria destinado ao ensino e a aprendizagem. Consciente dessa situação atual, a escola precisa viabilizar mecanismos que permitam uma efetiva participação entre os membros da comunidade escolar, em especial a família, para refletir na coletividade os problemas de aprendizagem que acarretam sérias implicações para a prática pedagógica.
Subject: Educação Participação dos pais
Família Educação
Escolas Organização e administração
Lar e escola
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGJ2
Issue Date: 1-Aug-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_silvania_freitas_campos_turma_10_30_07.pdf763.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.