Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGPM
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ariadia Ylana Ferreira | pt_BR |
dc.creator | Solange Faria de Oliveira Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T18:47:58Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T18:47:58Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-01 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGPM | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca atentar para a necessária aproximação entre o discurso de uma gestão democrática e o agir do grupo gestor no ambiente escolar. Deste modo, busca-se discutir as implicações de um determinado modelo de gestão nas relações de trabalho da Escola Estadual Princesa de Minas e como essas impactam no processo de ensino-aprendizagem, por estarem todos estes componentes, direta ou indiretamente, vinculados à qualidade do ensino ministrado na escola estudada. Partindo-se da observação do cotidiano escolar, da análise dos resultados dos alunos no PROEB e da avaliação de desempenho dos professores (ADI) e gestores da escola ficou evidenciado que há uma estreita ligação entre o trabalho desenvolvido pelos atores do processo de ensino-aprendizagem e a postura adotada pela gestão da escola investigada. Constatou-se ainda, uma incongruência entre os resultados da avaliação dos alunos e o resultado da avaliação de desempenho dos professores. Assim, procurou-se definir o papel do gestor escolar como (também) mediador de ações racionalmente adequadas ao princípio da isonomia e da ética como contributo, indubitável, para a garantia da qualidade do ambiente de trabalho e consequentemente do processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Avaliação externa (PROEB) | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de desempenho individual (ADI) | pt_BR |
dc.subject.other | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Alunos Avaliação | pt_BR |
dc.title | Paradoxo entre a avaliação de desempenho do aluno e a avaliação de desempenho do docente à luz de uma gestão "democrática" | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
solangefariadeoliveiracostaturma2.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.