Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGPM
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ariadia Ylana Ferreirapt_BR
dc.creatorSolange Faria de Oliveira Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T18:47:58Z-
dc.date.available2019-08-14T18:47:58Z-
dc.date.issued2015-08-01pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGPM-
dc.description.resumoO presente trabalho busca atentar para a necessária aproximação entre o discurso de uma gestão democrática e o agir do grupo gestor no ambiente escolar. Deste modo, busca-se discutir as implicações de um determinado modelo de gestão nas relações de trabalho da Escola Estadual Princesa de Minas e como essas impactam no processo de ensino-aprendizagem, por estarem todos estes componentes, direta ou indiretamente, vinculados à qualidade do ensino ministrado na escola estudada. Partindo-se da observação do cotidiano escolar, da análise dos resultados dos alunos no PROEB e da avaliação de desempenho dos professores (ADI) e gestores da escola ficou evidenciado que há uma estreita ligação entre o trabalho desenvolvido pelos atores do processo de ensino-aprendizagem e a postura adotada pela gestão da escola investigada. Constatou-se ainda, uma incongruência entre os resultados da avaliação dos alunos e o resultado da avaliação de desempenho dos professores. Assim, procurou-se definir o papel do gestor escolar como (também) mediador de ações racionalmente adequadas ao princípio da isonomia e da ética como contributo, indubitável, para a garantia da qualidade do ambiente de trabalho e consequentemente do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectAvaliação externa (PROEB)pt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenho individual (ADI)pt_BR
dc.subject.otherRendimento escolarpt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.otherAlunos Avaliaçãopt_BR
dc.titleParadoxo entre a avaliação de desempenho do aluno e a avaliação de desempenho do docente à luz de uma gestão "democrática"pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
solangefariadeoliveiracostaturma2.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.