Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGZ5
Type: Monografias de Especialização
Title: Os limites e possibilidades na implantação do projeto político pedagógico da Escola Estadual Dr. Euzébio Dias Bicalho: percepções sobre a gestão escolar
Authors: Tancredo Fagundes Lins
First Advisor: Alexandre Gomes Soares
Abstract: O presente trabalho está inserido num contexto de globalização e mudanças sociais profundas, objetiva construir um debate sobre a realidade escolar e as dificuldades práticas que surgem e tendem a minimizar a execução do Projeto Político-Pedagógico no interior das escolas. Nesse sentido e utilizando-se as fontes bibliográficas, o trabalho parte do conceito de Projeto Político-Pedagógico busca analisar as dificuldades encontradas na realização e execução deste instrumento na Escola Estadual Dr. Euzébio Dias Bicalho. Os resultados alcançados demonstram haver um paradoxo entre a teoria e a prática escolar. Todos nós sabemos da importância de se ter e aplicar um Projeto Político-Pedagógico, mas, lamentavelmente, as escolas, e nesse sentido incluo a Escola Estadual Dr. Euzébio Dias Bicalho, não possuem condições de executar um PPP vivo como deveria ser e vários fatores não só colaboram como se aproximam em muitos aspectos. É o caso da violência em nossa sociedade, às pichações e depredações do prédio escolar, a falta de valorização de professores, a pouca participação da comunidade escolar, bem como baixos investimentos em infraestrutura e precarização do trabalho docente.
Subject: Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGZ5
Issue Date: 1-Aug-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_tancredofagundeslins_versao_final_turma_2.pdf718.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.