Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZKKFT
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leise Kelli de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Renata Lucia Magalhaes de Oliveirapt_BR
dc.creatorJorge Luiz dos Santos Júniorpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T20:45:11Z-
dc.date.available2019-08-14T20:45:11Z-
dc.date.issued2015-07-01pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZKKFT-
dc.description.resumoO Planejamento Agregado relaciona-se com o dimensionamento dos recursos produtivos, assim como número de colaboradores e quantidade de equipamentos que têm impacto na capacidade produtiva. A principal finalidade é garantir que as atividades do armazém sejam realizadas no tempo correto com os recursos disponíveis. Empresas do setor automobilístico estão sujeitas a sofrer efeitos negativos influenciados pela economia e outros tipos de especulações externas, tais como, instabilidade do mercado, economia frágil e baixos investimentos de investidores externos. Como resultado final, tem-se uma grande oscilação nos planos produtivos que geram um desequilíbrio entre a demanda prevista e plano realizado, resultando em uma rápida reação do setor de recursos humanos para adequar a mão de obra a demanda para que a mão de obra dimensionada pelo setor da engenharia esteja alinhada ao volume de trabalho do armazém. Foram realizadas modelagens com a ferramenta Solver do software Microsoft Excel afim de otimizar os sistemas de embalagens em função do tipo de mão de obra alocado, podendo ser: (i) mão de obra própria em horário normal, (ii) mão de obra própria em hora extra e (iii) mão de obra terceirizada. Foram discutidos os resultados e analisado a tipologia de mão de obra alocada nas atividades, além de sugestões para trabalhos futuros para que o estudo seja aprimorado e utilizado com maior eficácia e eficiência.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDimensionamento de recursospt_BR
dc.subjectPlanejamento agregadopt_BR
dc.subject.otherLogística empresarialpt_BR
dc.titleAnálise das variações da produção no dimensionamento de mão de obra: um estudo de casopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Logística Estratégica e Sist. Transp.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
esplogisticaestrategsisttransportes_jorgeluizsantosjunior_monografia.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.