Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQFY9
Type: Monografias de Especialização
Title: Definição de críterios de seleção de docentes para a Escola Técnica do SUS
Authors: Elizabeth Maria Conceição
First Advisor: Clara de Jesus Marques Andrade
First Referee: Anézia Moreira Faria Madeira
Abstract: Os CEFOR desenvolve, desde a sua criação, cursos na área da saúde e conjuntamente com a criação teve preocupação de como fazer a contratação, bem como o significado da docência na área da saúde. Estes cursos têm as seguintes características: são realizados em sua sede e forma descentralizada; os alunos são trabalhadores da área da saúde que, por conseguinte, são vinculados ao Sistema Único de Saúde; tem em seu pressuposto o ensino, o trabalho e a comunidade como elemento para qualificação do profissional e melhoria do atendimento à população; a docência é realizada por sua maioria por profissionais das unidades de saúde, portanto com especificidades que poucas instituições de ensino dominam. O presente trabalho parte da preocupação de se ter docentes que ministram aulas nos cursos do Centro Formador de Pessoal para a Saúde CEFOR sem uma clara forma de inserção do ponto de vista da seleção. A pergunta direta ou indireta que se faz é: qual a melhor maneira, dentro dos princípios da Administração Pública, de trazê-los para os cursos das Escolas Técnicas objetivando garantir suas especificidades e princípios metodológicos. Assim, através da leitura do histórico das Escolas Técnicas do SUS, dos Princípios da Administração Pública e Seleção de Pessoal, este trabalho tem como proposta a definição de critérios de seleção para os docentes do CEFOR, baseado nas Competências.
Abstract: The Centro Formador de Pessoal para a Saúde CEFOR develops, since its inception, courses in the field of health and jointly with the creation had concern for how to do the hiring, as well as the significance of teaching in the area of health. These courses have the following characteristics: they are carried out at its headquarters and decentralized manner; students are healthcare workers who, therefore, are linked to the SUS (a public Brazilian health system); has in its assumption, education work and community element to professional and qualification improvement of care for the population; the teaching is carried out by professionals of the health units, so with specifics that few institutions dominate. This work is part of the concern of having teachers who teach classes in courses Centro Formador de Pessoal para a Saúde CEFOR without a clear way of inserting the selection point of view. The direct or indirect question is: what is the best way, within the principles of public administration, to bring them to the courses of technical schools in order to ensure their specific characteristics and methodological principles. Thus, by reading the history of the technical schools of the, the principles of public administration and personnel selection, this work is proposed the definition of selection criteria for teachers of CEFOR, based on competences.
Subject: Educação em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQFY9
Issue Date: 25-Oct-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
elizabeth_maria_concei__o__1_.pdf330.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.