Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQPRW
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola
Autor(es): Lidiani de Souza Alves
Primeiro Orientador: Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira
Resumo: O presente estudo discorre sobre o conselho escolar como forma de exercício da gestão democrática na escola. Teve como objetivo a reflexão sobre tal órgão, sua atuação e sobre a importância de conter, na sua estrutura, a participação da família. O conselho escolar tem as seguintes funções: deliberativa, consultiva e fiscalizadora. O gestor escolar é promotor da autonomia e articulador das relações estabelecidas no âmbito educacional. Para a elaboração deste trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica, partindo da análise de livros, teses e artigos e do Projeto Político de Pedagógico da Escola Municipal Vovó Valdete. O resultado deste trabalho foi o entendimento de que a participação ativa da comunidade escolar, principalmente, a participação da família no conselho escolar, é crucial para articular desejos e interesses para com o processo de ensino-aprendizagem, no qual o grande favorecido será o aluno, que construirá uma aprendizagem significativa e de qualidade.
Assunto: Escolas Organização e administração
Escolas Gestão democrática 
Conselhos de educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQPRW
Data do documento: 1-Out-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

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