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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQPRW
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola |
Autor(es): | Lidiani de Souza Alves |
Primeiro Orientador: | Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira |
Resumo: | O presente estudo discorre sobre o conselho escolar como forma de exercício da gestão democrática na escola. Teve como objetivo a reflexão sobre tal órgão, sua atuação e sobre a importância de conter, na sua estrutura, a participação da família. O conselho escolar tem as seguintes funções: deliberativa, consultiva e fiscalizadora. O gestor escolar é promotor da autonomia e articulador das relações estabelecidas no âmbito educacional. Para a elaboração deste trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica, partindo da análise de livros, teses e artigos e do Projeto Político de Pedagógico da Escola Municipal Vovó Valdete. O resultado deste trabalho foi o entendimento de que a participação ativa da comunidade escolar, principalmente, a participação da família no conselho escolar, é crucial para articular desejos e interesses para com o processo de ensino-aprendizagem, no qual o grande favorecido será o aluno, que construirá uma aprendizagem significativa e de qualidade. |
Assunto: | Escolas Organização e administração Escolas Gestão democrática Conselhos de educação |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQPRW |
Data do documento: | 1-Out-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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