Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQPVG
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Renato Lopes dos Santospt_BR
dc.creatorLúcia Helena Rodrigues Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T14:51:54Z-
dc.date.available2019-08-10T14:51:54Z-
dc.date.issued2013-10-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQPVG-
dc.description.resumoNeste trabalho são realizadas algumas discussões a respeito da preparação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Menino Jesus de Praga, no que se refere ao atendimento de crianças portadoras de necessidades educativas especiais. A referida instituição localiza-se no município de Nova Serrana/MG. A partir do referencial teórico utilizado buscou-se compreender como ocorre a organização dos tempos e espaços escolares voltados ao atendimento à educação inclusiva. Além disso, realizou-se um estudo de caso a partir da análise do Projeto Político Pedagógico - PPP do CMEI Menino Jesus de Praga a respeito do processo de adaptação de tempos e espaços escolares na perspectiva da inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais. A realidade diagnosticada no PPP serviu para tecer reflexões sobre o processo de inclusão na rede pública de ensino, principalmente no que tange à estrutura física, didática e pedagógica. Assim, de acordo com as concepções percebidas no PPP do CMEI Menino Jesus de Praga verificou-se que há um contínuo processo de estudo para adequação do espaço da escola e flexibilização dos tempos escolares de modo que os alunos recebam um processo pedagógico adequado às necessidades educativas que apresentam. O trabalho possibilitou concluir que é fundamental que tanto a estrutura física quanto a pedagógica da escola estejam adaptadas para garantir que os alunos portadores de necessidades educativas especiais tenham oportunidades de aprendizagem na escola regular.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectTempo escolarpt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.titleA organização dos tempos e espaços escolares voltados ao atendimento à educação inclusivapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lucia.pdf170.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.