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dc.contributor.advisor1Wilma Aparecida Soares Lunapt_BR
dc.creatorMaria Alves de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T06:21:27Z-
dc.date.available2019-08-10T06:21:27Z-
dc.date.issued2013-07-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQQEU-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise crítica da atuação do Colegiado Escolar nas escolas estaduais de Minas Gerais, sobretudo na Escola Estadual João Hemétrio de Menezes, município de Belo Oriente MG, cujo Projeto Político-Pedagógico serviu de base para a realização desta análise. Nas escolas estaduais mineiras, esse órgão colegiado é, atualmente, composto por representantes dos professores, demais servidores da escola, alunos e pais de alunos. Não conta com a participação de representantes da comunidade local, a não ser daquelas pessoas que têm filhos estudando na escola, o que na legislação estadual da década de 1980 era permitido, já que naquela legislação previa-se a participação de grupos comunitários no Colegiado Escolar. A atuação do Colegiado Escolar é imprescindível para a construção da cultura da participação das comunidades escolar e local nos processos decisórios da escola e, consequentemente, a implementação do princípio legal da gestão democrática das escolas, em prol de educação de qualidade para todos. Na Escola Estadual João Hemétrio de Menezes, assim como na maioria das escolas estaduais de Minas Gerais, percebe-se a necessidade de avançar no exercício da democracia. É preciso garantir uma participação mais ativa do Colegiado nas decisões da escola, para que a gestão escolar seja cada vez mais democrática. Assim, a gestão da escola cumprirá sua função político-pedagógica e estará a serviço da melhoria constante da qualidade social da educação oferecida aos seus alunos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectColegiado escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subject.otherGestão democráticapt_BR
dc.subject.otherEducação Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherEscolas Organizacao e administracaopt_BR
dc.titleA atuação do colegiado escolar e a gestão democrática das escolas públicas estaduais de Minas Geraispt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

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