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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRM7V
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira | pt_BR |
dc.creator | Maria Angélica Martins Vilela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T00:27:29Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T00:27:29Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-18 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRM7V | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho surgiu de reflexões feitas a partir do processo de análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Virgílio Alves Pereira, da cidade de Olímpio Noronha. Foi constatado que na escola não havia sido implantado o Conselho Escolar, importante instrumento da gestão democrática nas escolas públicas. Portanto, nota-se a necessidade da escola rever seu processo de tomada de decisões, no qual a criação do Conselho é imprescindível para se concretizar a gestão democrática na escola e contribuir para a construção de uma sociedade mais participativa e comprometida com a educação. Este estudo mostrou a importância da gestão democrática, identificando não só práticas de participação popular, mas, também de descentralização dos recursos e transparência dos processos de gestão financeira. O sucesso dos alunos depende de vários fatores, os quais devem ser trabalhados sistematicamente dentro de uma escola. A gestão democrática e o Conselho Escolar são importantes formas de conquista de uma educação voltada para a formação para a cidadania e que represente, de fato, os reais interesses da população. Só o comprometimento da comunidade e o envolvimento efetivo de todos pode assegurar uma melhoria na qualidade da educação. Este trabalho mostrou que comunidade, quando atua conjuntamente com a gestão da escola passa a operar em bases realistas em relação às suas demandas e desejos em relação à educação, ao mesmo tempo em que possibilita à escola e seus profissionais compreenderem melhor as demandas e desejos dos diversos segmentos que compõem a comunidade escolar. Sob este aspecto, a escola passa a ser um espaço de interação, de troca, onde todos podem não só colocar suas ideias e opiniões, como também influenciar a forma de funcionamento e os rumos da escola. Por fim, este estudo enfatizou a importância da atuação do Conselho Escolar nas relações de poder e tomada de decisões para se efetivar uma gestão democrática, na qual a participação de todos é decisiva no trabalho da escola. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Conselho escolar | pt_BR |
dc.subject | Comunidade escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organizacao e administracao | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática e importância do conselho escolar para sua efetivação | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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