Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRNV3
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A avaliação da aprendizagem e o Projeto Político Pedagógico
Autor(es): Maria Helena Teixeira Barcelos
Primeiro Orientador: Wilma Aparecida Soares Luna
Resumo: O presente trabalho realizado na Escola Municipal Ana Moura, localizada na zona periférica da cidade de Timóteo, que abriga uma comunidade extremamente carente em todos os sentidos reflete acerca da avaliação da aprendizagem, dentro do contexto da gestão democrática. Visa estabelecer um paralelo entre o processo avaliativo realizado na escola antes e depois da (re) elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). A metodologia caracteriza-se por uma abordagem investigativa e exploratória da teoria e prática dos profissionais (gestor, professor, pedagogo) a fim de se permitir o debate coletivo do processo, por meio de diálogos, reflexões e análises críticas do problema investigado. Desse modo o trabalho em questão vem coadunar-se com a idéia de que existem mudanças possíveis em relação à prática educativa, desde que nos comprometamos verdadeiramente com ela. Sendo assim não se esgota com esse trabalho o processo de ação-reflexão-ação da prática; este se configura como o marco inicial para a construção de uma nova escola, de um novo começo, buscando um novo fim.
Assunto: Educação
Avaliação educacional
Escolas Organizacao e administracao
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRNV3
Data do documento: 19-Jul-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

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