Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRQSB
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Angela Carmem Abreu Fraga Fonsecapt_BR
dc.creatorMônica Maria Consolação Lacerdapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T19:53:59Z-
dc.date.available2019-08-10T19:53:59Z-
dc.date.issued2013-11-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRQSB-
dc.description.resumoO Projeto Político Pedagógico - PPP é um dos documentos mais importantes de uma escola, uma vez que, por meio deste documento, a comunidade escolar retrata sua realidade e elege as metas a serem atingidas por meio da escola a fim de que esta cumpra seu papel na formação de cidadãos críticos e conscientes. Construir um PPP não se resume apenas na elaboração do documento em si, mas sim, no cumprimento de suas diretrizes ao longo do trabalho desenvolvido pela equipe escolar em parceria com a comunidade. O objetivo deste estudo consta em descrever como se dá a participação do gestor escolar para que o PPP seja efetivamente implantado na prática do trabalho escolar. Foi realizada uma análise sobre a participação do gestor na construção do PPP do Centro Municipal de Educação Infantil Menino Jesus de Praga no município de Nova Serrana/MG, durante o ano de 2013. Nota-se que o PPP da escola foi formulado por meio de reuniões entre os integrantes da comunidade escolar, na implantação do PPP existe contato entre os diversos segmentos escolares, embora note-se que o gestor mantém-se um pouco ausente de questão pedagógicas. Por outro lado, nota-se que o gestor se empenha na busca por uma maior participação da família na escola. Pode-se dizer que questões ainda devem ser analisadas como a negligência ou a falta de participação de algumas famílias e também a carência de cursos de formação voltados para os profissionais que atuam na educação infantil desta instituição.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectFinalidades da escolapt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subject.otherPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherDiretores escolarespt_BR
dc.titleO papel do gestor escolar na construção do Projeto Político Pedagógico e no cumprimento das finalidades da escolapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monica.pdf247.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.