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dc.contributor.advisor1Wilma Aparecida Soares Lunapt_BR
dc.creatorNeuza Lima Oliveira Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T05:11:12Z-
dc.date.available2019-08-12T05:11:12Z-
dc.date.issued2013-07-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRR34-
dc.description.resumoO presente trabalho consiste na análise crítica da relação família-escola, um dos temas abordados no Projeto Político Pedagógico PPP da Escola Municipal Lucinda Fernandes Madeira, município de Ipatinga, Minas Gerais. No PPP são abordadas questões que norteiam a prática profissional, como a finalidade da referida escola, sua estrutura pedagógica e administrativa, currículo, tempos e espaços escolares, processos de decisão e de avaliação no contexto escolar. A partir da análise do PPP, o tema relações família-escola foi escolhido para ser analisado à luz da teoria, por ser compreendido como relevante para o desenvolvimento das ações dos profissionais da escola junto aos alunos e comunidade. Considera-se a família como parceiro imprescindível da escola no desempenho de suas funções educativas e sociais, portanto, ressalta-se a importância de sua implicação nos processos educativos. A presente análise buscou uma reflexão acerca dos pressupostos teóricos relacionados à práxis em gestão escolar sob o ponto de vista democrático e participativo, e propõe que a relação família-escola seja fortalecida e incentivada como parceria com o objetivo de garantir a melhoria da educação. Este trabalho teve como objetivo geral discutir sobre a importância da relação família-escola como possibilidade de parceria. Os objetivos específicos foram apresentar discussões teóricas que tratam da relação família-escola; contextualizar a teoria e a práxis na Escola Municipal Lucinda Fernandes Madeira no que se refere à relação família-escola; e refletir sobre os principais desafios desta relação. A realização deste trabalho permitiu perceber que a literatura pertinente abarca uma gama de reflexões e estudos que contemplam a importância da relação entre família e escola e como esta relação pode ser compreendida no contexto da comunidade local e potencializada de acordo com as demandas locais, de forma que, juntas, essas duas instituições possam contribuir para a melhoria da qualidade da educação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParceriapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas  Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherComunidade e escolapt_BR
dc.titleConsiderações sobre a importância da relação família - escolapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Escolar EAD

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