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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRR34
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Wilma Aparecida Soares Luna | pt_BR |
dc.creator | Neuza Lima Oliveira Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T05:11:12Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T05:11:12Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-19 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRR34 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho consiste na análise crítica da relação família-escola, um dos temas abordados no Projeto Político Pedagógico PPP da Escola Municipal Lucinda Fernandes Madeira, município de Ipatinga, Minas Gerais. No PPP são abordadas questões que norteiam a prática profissional, como a finalidade da referida escola, sua estrutura pedagógica e administrativa, currículo, tempos e espaços escolares, processos de decisão e de avaliação no contexto escolar. A partir da análise do PPP, o tema relações família-escola foi escolhido para ser analisado à luz da teoria, por ser compreendido como relevante para o desenvolvimento das ações dos profissionais da escola junto aos alunos e comunidade. Considera-se a família como parceiro imprescindível da escola no desempenho de suas funções educativas e sociais, portanto, ressalta-se a importância de sua implicação nos processos educativos. A presente análise buscou uma reflexão acerca dos pressupostos teóricos relacionados à práxis em gestão escolar sob o ponto de vista democrático e participativo, e propõe que a relação família-escola seja fortalecida e incentivada como parceria com o objetivo de garantir a melhoria da educação. Este trabalho teve como objetivo geral discutir sobre a importância da relação família-escola como possibilidade de parceria. Os objetivos específicos foram apresentar discussões teóricas que tratam da relação família-escola; contextualizar a teoria e a práxis na Escola Municipal Lucinda Fernandes Madeira no que se refere à relação família-escola; e refletir sobre os principais desafios desta relação. A realização deste trabalho permitiu perceber que a literatura pertinente abarca uma gama de reflexões e estudos que contemplam a importância da relação entre família e escola e como esta relação pode ser compreendida no contexto da comunidade local e potencializada de acordo com as demandas locais, de forma que, juntas, essas duas instituições possam contribuir para a melhoria da qualidade da educação. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Parceria | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Comunidade e escola | pt_BR |
dc.title | Considerações sobre a importância da relação família - escola | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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