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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRR34
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Considerações sobre a importância da relação família - escola |
Autor(es): | Neuza Lima Oliveira Souza |
primer Tutor: | Wilma Aparecida Soares Luna |
Resumen: | O presente trabalho consiste na análise crítica da relação família-escola, um dos temas abordados no Projeto Político Pedagógico PPP da Escola Municipal Lucinda Fernandes Madeira, município de Ipatinga, Minas Gerais. No PPP são abordadas questões que norteiam a prática profissional, como a finalidade da referida escola, sua estrutura pedagógica e administrativa, currículo, tempos e espaços escolares, processos de decisão e de avaliação no contexto escolar. A partir da análise do PPP, o tema relações família-escola foi escolhido para ser analisado à luz da teoria, por ser compreendido como relevante para o desenvolvimento das ações dos profissionais da escola junto aos alunos e comunidade. Considera-se a família como parceiro imprescindível da escola no desempenho de suas funções educativas e sociais, portanto, ressalta-se a importância de sua implicação nos processos educativos. A presente análise buscou uma reflexão acerca dos pressupostos teóricos relacionados à práxis em gestão escolar sob o ponto de vista democrático e participativo, e propõe que a relação família-escola seja fortalecida e incentivada como parceria com o objetivo de garantir a melhoria da educação. Este trabalho teve como objetivo geral discutir sobre a importância da relação família-escola como possibilidade de parceria. Os objetivos específicos foram apresentar discussões teóricas que tratam da relação família-escola; contextualizar a teoria e a práxis na Escola Municipal Lucinda Fernandes Madeira no que se refere à relação família-escola; e refletir sobre os principais desafios desta relação. A realização deste trabalho permitiu perceber que a literatura pertinente abarca uma gama de reflexões e estudos que contemplam a importância da relação entre família e escola e como esta relação pode ser compreendida no contexto da comunidade local e potencializada de acordo com as demandas locais, de forma que, juntas, essas duas instituições possam contribuir para a melhoria da qualidade da educação. |
Asunto: | Educação Escolas Organização e administração Comunidade e escola |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRR34 |
Fecha del documento: | 19-jul-2013 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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