Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTF6N
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Projeto político-pedagógico e o conselho escolar: formas de participação em uma gestão democrática
Autor(es): Elisete Alves Pereira Novaes
primer Tutor: Laisa Kelly Vilanova
Resumen: O objetivo deste trabalho foi o de constatar a importância do Projeto Político Pedagógico e do Conselho Escolar, como formas de participação em uma gestão democrática, levando-se em consideração o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Professor Paulo Freire, situada em Coronel Fabriciano, Minas Gerais. No processo de desenvolvimento deste trabalho, verificou-se que o Projeto Político Pedagógico e o Conselho Escolar estão atrelados à legitimidade do fazer democrático da instituição escolar, portanto, o PPP deve ser revisto constantemente e reformulado para se adaptar às reais necessidades do cotidiano, bem como aos anseios colhidos nas reuniões com o conselho escolar. Nesse sentido, por meio deste trabalho, pretende-se despontar o verdadeiro papel que deve ser exercido pelo gestor, considerando que o mesmo deve manter um olhar crítico e permanente, atento a todas as manifestações, sejam elas de apreço ou desafeto ocorridas no dia a dia, contemplando o contexto escolar, para que possa então fazer as devidas intervenções, nos momentos oportunos, sem assim, interromper o fluxo das atividades desenvolvidas.
Asunto: Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
Conselhos de educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTF6N
Fecha del documento: 1-ago-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Escolar EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_elisete_alves_pereira_novaes_turma_13.pdf319.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.