Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFVP
Type: Monografias de Especialização
Title: A prática avaliativa no processo de ensino-aprendizagem no curso de fisioterapia
Authors: Giselle Cunha Machado
First Advisor: Marisa Antonini Ribeiro Bastos
First Referee: Valda da Penha Caldeira
Abstract: As mudanças ocorridas dentro do Sistema Educacional exigem uma reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem na formação de profissionais da saúde. Dentro desse contexto, a prática avaliativa é a principal ferramenta para essa constatação. Nesse sentido, foi realizada uma revisão integrativa objetivando identificar as práticas avaliativas como propostas de ações pedagógicas inovadoras de metodologia de ensino aprendizagem na formação do fisioterapeuta. O levantamento bibliográfico ocorreu na Biblioteca Virtual em Saúde na base de dados caracterizada Lilacs e Medline. Foram adotados critérios de inclusão para recuperação dos trabalhos, sendo artigos científicos e documentos como teses e dissertações, publicados no período de 1999 a 2014, em periódicos nacionais e internacionais, indexados nos bancos de dados selecionados, nos idiomas português, espanhol e inglês, disponíveis em texto completo e que respondiam a questão de estudo. A coleta de dados ocorreu entre os meses de novembro de 2014 a março de 2015. A população encontrada, a partir dos descritores selecionados combinadas entre si foi de 389 documentos, dos quais 123 satisfaziam os critérios de inclusão estabelecidos. Após a análise dos títulos, objetivos e resumos deste material, apenas 5 manuscritos compuseram a amostra final dos resultados do estudo. A análise sobre as práticas avaliativas dos docentes fisioterapeutas demonstrou dois aspectos importantes: as marcas de uma Avaliação Tradicional ou Quantitativa presentes nas concepções de ensino da maioria dos professores, sendo que os docentes fisioterapeutas continuam utilizando as notas como forma de medir a aprendizagem dos alunos e através delas, classificá-los; e um pequeno indício de mudança para uma Avaliação da Aprendizagem ou Qualitativa, buscando-se estratégias para a melhoria na qualidade de ensino.
Abstract: The changes within the Educational System calls for reflection on the process of teaching and learning in the training of health professionals. In this context, the evaluation practice is the main tool for this finding. In this sense, we performed an integrative review aimed to identify the evaluation practices as proposals for innovative pedagogical actions of learning teaching methods in the education of physiotherapists. The literature occurred in the Virtual Health Library in the database characterized Lilacs and Medline. Inclusion criteria were adopted for recovery of the work, with papers and documents such as theses and dissertations, published from 1999 to 2014, in national and international journals indexed in the selected database, in Portuguese, Spanish and English available Full text and answered the question of study. Data collection took place between the months of November 2014 to March 2015. The population found, from the selected descriptors combined with each other was 389 documents, of which 123 satisfied the inclusion criteria. After analyzing the titles, objectives and summaries of this material, only 5 manuscripts comprised the final sample of the study results. The analysis of the evaluation practices of physiotherapists teachers demonstrated two important aspects: the marks of a Traditional or Quantitative Evaluation present in teaching concepts of most teachers, and physical therapists teachers continue using the notes as a way to measure student learning and through them, sort them; and there is a small change of sign for a Learning or Qualitative Evaluation seeking to understand the stage of understanding in which the student is, seeking strategies for improving the quality of education.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFVP
Issue Date: 24-Apr-2015
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
giselle_cunha_machado.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.