Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWHYA
Type: Monografias de Especialização
Title: Curso Introdutório para os profissionais da Estratégia Saúde da Família em Uberlândia-MG
Authors: Vanessa Cristina Bertussi
First Advisor: Valda da Penha Caldeira
First Referee: Alda Martins Goncalves
Abstract: O presente Projeto de Intervenção propõem construir e posteriormente implantar o Curso Introdutório para os profissionais da Estratégia de Saúde da Família no Município de Uberlândia- MG, com o intuito de avançar os processos de capacitação, formação e educação permanente. O Curso Introdutório é uma estratégia político-pedagógica que visa favorecer a mudança de conceitos e práticas, tendo como eixo central o processo de trabalho dos profissionais nos seus cenários de atuação. O Curso Introdutório será um momento de construção coletiva, troca de experiências, de saberes e de ação. Será um espaço de constituição de sujeitos críticos e reflexivos acerca da realidade que atuam. Este curso será flexível, buscando-se uma adequação entre os recursos disponíveis e as necessidades das equipes. Serão abordados aspectos da atenção integral à saúde individual e coletiva, sempre tomando por base a dinâmica familiar e sua interrelação com o sistema social e com o perfil epidemiológico local. Além disso, a humanização da assistência, ética no serviço, trabalho em equipe e outros temas de relevância serão abordados. O Curso Introdutório terá duração de oitenta horas e será dividido em dois momentos, sendo quarenta horas de imersão (momento teórico) e quarenta horas de dispersão (momento prático). Almeja-se que o Curso Introdutório permita ampliar as discussões acerca da Educação Permanente, além de empoderar os profissionais na sua prática diária, despertando neles o desejo de serem agentes de transformação.
Abstract: The Intervention Project proposes to build and then implements the introductory course for professionals in the Family Health Strategy in the city of Uberlândia- MG, in order to advance the training processes, training and continuing education. The introductory course is a political-pedagogical strategy to favor the change of concepts and practices, with the central axis of the professional work process in their performance scenarios. The introductory course will be a moment of collective construction, exchange of experiences, knowledge and action. It will be a constitution space of critical subjects and reflective of reality that act. This course will be flexible, seeking a match between available resources and the needs of the teams. They will be addressed aspects of comprehensive care to the individual and collective health, always building on the family dynamics and its interrelation with the social system and the local epidemiological profile. In addition, the humanization of care, ethics in service, teamwork and other relevant issues will be addressed. The introductory course will last eighty hours and will be divided into two phases, with forty hours of immersion (theoretical time) and forty hours of dispersion (when practical). Aims that the introductory course allows broaden discussions about the Permanent Education, as well as empower professionals in their daily practice, awakening in them a desire to be agents of change.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWHYA
Issue Date: 10-Jun-2015
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vanessa_cristina_bertussi.pdf7.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.