Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZXFWY
Type: Monografias de Especialização
Title: A relação entre os métodos de ensino e a aprendizagem significativa: uma proposta problematizadora para os cursos da Escola Técnica do SUS do Piauí
Authors: Fabiana Gomes do Nascimento
First Advisor: Sonia Maria Nunes Viana
First Referee: Salete Maria de Fatima Silqueira de Rese
Abstract: A ETSUS-PI (Escola Técnica do SUS no Piauí) passa por um processo de diversas transformações, uma vez que vem lutando por identidade e autonomia em razão de suas especificidades e demandas. Em virtude disso, torna-se necessário implementar ações para a melhoria processo ensino-aprendizagem , uma vez que tal processo na Escola Técnica do SUS deve estar pautado na relação ensinoserviço para a melhoria da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde. Dessa forma, torna-se imprescindível uma análise sistematizada das metodologias de ensino que vêm sendo aplicadas na docência dos cursos oferecidos na ETSUS-PI, a fim de que seja garantida a aprendizagem significativa através de metodologias problematizadoras, ao tempo em que se deve promover a reflexão sobre as práticas de ensino que têm sido insuficientes para o enfrentamento da realidade da sociedade atual que revelam a incapacidade de promover atenção integral à saúde.
Abstract: The ETSUS-PI (Technical School SUS Piauí) undergoes a process of several transformations since been fighting for identity and autonomy due to their specific characteristics and demands. As a result, it becomes necessary to implement actions to improve teaching-learning process, since this process at the Technical School of SUS must be grounded in the teaching-service to improving assistance to users of the Unified Health System Thus, it becomes essential to have a systematic analysis of teaching methodologies that have been applied in teaching the courses offered at ETSUS-PI, so that is guaranteed to meaningful learning through problem-solving methodologies, the time in which to promote reflection on teaching practices that have been insufficient to cope with the reality of today's society that reveal the inability to promote comprehensive health care.
Subject: Educação em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZXFWY
Issue Date: 20-Jun-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fabiana_gomes_do_nascimento.pdf253.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.