Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A28GDV
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Avaliação dos efeitos do estresse dopaminérgico pré-natal no comportamento de camundongos adultos
Autor(es): Muiara Aparecida Moraes
Primeiro Orientador: Bruno Rezende de Souza
Primeiro Coorientador: Daniel de Castro Medeiros
Resumo: Desde a descoberta das funções fisiológicas da 3-hidroxitiramina (dopamina), há mais de 50 anos, este neurotransmissor catecolaminérgico tem atraído muita atenção. A dopamina é um metabólito do aminoácido tirosina e está distribuída principalmente em quatro vias dopaminérgicas no cérebro de mamíferos (ARIAS-CARRIÓN et al., 2010; BEAULIEU e GAINETDINOV, 2011; MACHADO E HAERTEL, 2014): Nigrostriatal projeta-se da substância negra no mesencéfalo até o corpo estriado, sendo muito importante no controle da atividade motora somática. Mesocortical origina-se na área tegumentar ventral e segue até o córtex frontal, atuando na regulação de processos cognitivos. Tuberoinfundibular projeta-se do hipotálamo para a glândula pituitária anterior, regulando a secreção de hormônios. Mesolímbica origina-se na área tegumentar ventral e se projeta para o corpo estriado ventral, sistema límbico e córtex pré-frontal. Admite-se que esta via também seja importante na regulação do comportamento emocional.
Assunto: Dopamina
Neurociências
Comportamento animal
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A28GDV
Data do documento: 25-Mar-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avalia__o_dos_efeitos_do_estresse_dopamin_rgico_pr__natal_no_comportamento__de_camundongos_adultos.pdf422.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.