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dc.contributor.advisor1Isabel Yovana Quispe Mendozapt_BR
dc.contributor.referee1Geralda Fortina dos Santospt_BR
dc.creatorHeidy Aparecida Oliveira Reipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T03:38:13Z-
dc.date.available2019-08-10T03:38:13Z-
dc.date.issued2015-06-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2CFUL-
dc.description.abstractThis work it is an education and health promotion intervention project which will involve the public school workers, in this case the school cafeteria and auxiliary general services. Based on the legal landscape on the topic and theoretical issues that underlie their existence and importance, this project pleads as a background worker health promotion in the school environment. As the school is constituted by various social actors, each with its own specificities and biopsychosocial conditions, it apprehends that the context integrates aspect of relevance also in the public health sphere. Even if one understands the integrative human multiplicity of the school environment, this work will concern itself specifically with those mentioned actors that are of fundamental importance in the organization of the school environment. It will be developed by nursing professionals in a primary school public school in the city of Belo Horizonte. It aims to develop a promotion intervention and health education with school workers, enabling a permanent process to health that public attention. The project methodology will consist of forming discussion groups, health workshops, individual assessments, health shows and final evaluations. Respecting the ethical and legal principles, and completed a previously established schedule and prepared a final report.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de um projeto de intervenção de educação e promoção da saúde que envolverá o público de trabalhadores escolares, neste caso as merendeiras e os auxiliares de serviços gerais. Partindo do panorama legal sobre o tema e questões teóricas que embasam sua existência e importância, esse projeto pleiteia como plano de fundo a promoção de saúde do trabalhador no âmbito do universo escolar. Como a escola constitui-se por diversos atores sociais, cada qual com suas especificidades e condições biopsicossociais, apreende-se que o contexto integra aspecto de relevância também na esfera da saúde pública. Ainda que se entenda, a multiplicidade humana integradora do universo escolar, neste trabalho preocuparse-á especificamente com esses atores citados que são de fundamental importância na organização do ambiente escolar. Será desenvolvido por profissionais de enfermagem em uma escola de ensino fundamental da rede pública do município de Belo Horizonte. Tem por objetivo desenvolver uma intervenção de promoção e educação em saúde com trabalhadores escolares, viabilizando um processo permanente de atenção á saúde desse público. A metodologia do projeto consistirá em formação de grupos de discussão, oficinas de saúde, avaliações individuais, mostra de saúde e avaliações finais. Respeitando-se os princípios éticos e legais, sendo cumprido um cronograma previamente estabelecido e elaborado um relatório conclusivo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectSaúde do Trabalhadorpt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação de recursos humanos em saúdept_BR
dc.titleEducação em saúde do trabalhador escolar: o caso das merendeiras e auxiliares de serviços geraispt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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