Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2EQYV
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Desenvolvimento de uma ferramenta baseada em RFID para controle de estoque e controle de movimentações de equipamentos hospitalares
Autor(es): Bruno Perché Pinto
Primeiro Orientador: Antonio Artur de Souza
Primeiro membro da banca : Leise Kelli de Oliveira
Resumo: O desenvolvimento de novas tecnologias sem fios tem permitido às empresas suportarem os seus modelos de negócio de forma automatizada. Uma das tecnologias que mais tem impulsionado esta automação é o RFID (Radio Frequency Identifier), que permite acesso em tempo real a informação sobre a localização de bens e equipamentos. Consistente destas novas oportunidades, o enfoque deste trabalho é desenvolver uma ferramenta baseada em RFID para controle de estoque e controle de movimentações de equipamentos hospitalares (CECMEH) integrados à logística hospitalar a fim de proporcionar a gestão dos ativos hospitalares, focada no almoxarifado do setor de Engenharia Clinica (EC) em um hospital público de Belo Horizonte. Para a consecução dos objetivos propostos, optou-se por um estudo qualitativo por meio de uma abordagem descritiva. Quanto à estratégia, o estudo assumiu a forma de estudo de caso, em que os dados do Hospital A foram coletados por meio da realização de entrevistas semi-estruturadas, além de utilizar as técnicas de observação direta e pesquisa em documentos. As transcrições dessas entrevistas foram examinadas por meio de análise de conteúdo. As respostas obtidas foram analisadas e perceberam-se os seguintes problemas existentes: falta de definição do fluxo de processos, falta de definição de responsabilidades entre os funcionários do setor, falta de tecnologia para suportar as atividades do setor, falta de controle e recurso para a identificação da localização dos equipamentos no hospital, falta de transparência na gestão do setor, falta de organização das atividades no setor e conseqüentemente, problemas nos gerenciamentos dos ativos do hospital. A considerar os relatos do gestor e à luz da literatura conclui-se que os processos logísticos do hospital precisam ser reestruturados para que haja uma maior interação entre eles em prol de uma melhor gestão da logística hospitalar. Todavia, esses problemas podem ser solucionados ou minimizados com a implantação do sistema que utiliza da tecnologia RFID a fim de proporcionar a gestão dos ativos hospitalares, bem como a definição e a implementação do mapa dos processos do setor do hospital.
Assunto: Logística empresarial
Hospitais Equipamento
Hospitais Departamento de engenharia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2EQYV
Data do documento: 27-Mar-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Logística Estratégica e Sist. Transp.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
logisticaestrategsisttransportes_brunoperchepinto_monografia.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.