Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FH63
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dc.contributor.advisor1Leise Kelli de Oliveirapt_BR
dc.creatorGeraldo Edil do Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T17:43:26Z-
dc.date.available2019-08-10T17:43:26Z-
dc.date.issued2015-05-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FH63-
dc.description.resumoA evolução tecnológica tem gerado muitas transformações na rotina da população mundial. O surgimento de diversos recursos virtuais e grandes novidades no comércio em geral tem estimulado o desenvolvimento do comércio eletrônico em todo o mundo, acumulando os operadores logísticos de pequenas encomendas. Estas pequenas encomendas têm gerado, de forma proporcional, muitos problemas para a cadeia logística que necessita criar estratégias de trabalho de acordo com a realidade de cada região. Além disso, a população das cidades também tem dificuldades para circular nas cidades devido ao ambiente desfavorável. Uma adequação a esta realidade é o grande desafio para todos os setores da sociedade. As expectativas de continuidade de crescimento do comércio eletrônico, as variáveis que são diferenciais aos interesses dos operadores logísticos e a comodidade do consumidor são referenciais para todos os envolvidos da cadeia, que tem como prioridade atender a um dos pilares da logística que é entregar as encomendas dentro do prazo acordado. Neste trabalho, o objetivo é analisar os impactos da redução da última milha, agilizando os procedimentos de entrega de pequenas encomendas através de um sistema inteligente cujo alguns modelos estão funcionando na Europa e alguns países de outros continentes. No Brasil, o modelo europeu deve ser adaptado à estrutura da maior empresa de logística do país. A Empresa Brasileira de Correios e telégrafos atinge praticamente todo o território nacional com efetivo, frota e equipamentos aptos para atuar nos Pontos de Entrega Inteligente. Utilizando a estrutura dos correios da cidade de Belo Horizonte é possível mensurar os benefícios para o operador, que terá ganhos eliminando custos em todo o processo, para o consumidor, que terá sua encomenda no momento e local que desejar, e à população com menos veículos circulando nas ruas. Em longo prazo, o operador poderá investir em equipamentos e utilizar os mesmos recursos europeus, com mais segurança em relação à aceitação popular aos Pontos de Entrega Inteligente.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLogística estratégica e sistemas de transportespt_BR
dc.subject.otherEntrega de mercadoriaspt_BR
dc.subject.otherLogística empresarialpt_BR
dc.subject.otherComérciopt_BR
dc.titleSistema de distribuição de entregas de pequenas encomendas: um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Logística Estratégica e Sist. Transp.

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