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dc.contributor.advisor1David Jose Ahouagi V de Magalhaespt_BR
dc.contributor.referee1Leandro Cardosopt_BR
dc.contributor.referee2Carlos Fernando Ferreira Lobopt_BR
dc.contributor.referee3Antonio Artur de Souzapt_BR
dc.creatorNatalia Cunha Fahelpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T11:12:41Z-
dc.date.available2019-08-11T11:12:41Z-
dc.date.issued2015-02-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2LGEL-
dc.description.abstractThe quality of urban life is a key issue to be considered to meet the needs and expectations of local people and attract investments to urban centers. Many statistical models for analyzing the quality of urban life have been developed. Nevertheless, in most cases, these models focus only on quantitative indicators. Therefore, relevant aspects in relation to the opinion of the population, within the urban context, are not considered. In this work, a model of Logistic Regression Ordered Multilevel is developed for analyzing the quality of urban life in the city of Belo Horizonte, based on a recent survey data held in this city with subjective information of the population. The results of this research about satisfaction levels of the public opinion regarding access and availability of services are faced, using the proposed model, with quantitative data such as the Quality of Life Index of service sectors. It is concluded that the level of satisfaction with access to health centers and level of noise conditions due to bars or neighbors and businesses doesnt reflect the Quality of Life Index in the healthcare and environment sectors respectively. When comparing the coefficient of IQVU with a standard error, it is observed that there is bigger significant in the association between the declared satisfaction levels and the IQVU of corresponding service sector in the following cases: quality air conditions, access to hospitals, supermarkets, private schools of high school and elementary school, availability of street paving, public transportation and telephone service. In this analysis it was considered a strong significance when P <0.001. Others IQVU are less significant in the association between the declared satisfaction levels and the IQVU of corresponding service sector in the following cases: conditions of green areas, crime, violence, vandalism, traffic safety and noise due to traffic, access the public schools and availability of electricity.pt_BR
dc.description.resumoA qualidade de vida urbana constitui uma questão fundamental a ser considerada visando atender as necessidades e expectativas da população local e atrair investimentos para os centros urbanos. Muitos modelos estatísticos para a análise da qualidade de vida urbana têm sido desenvolvidos. Apesar disso, na maioria dos casos, esses modelos focam exclusivamente em indicadores quantitativos. Portanto, aspectos relevantes em relação à opinião da população, dentro do contexto urbano, não são considerados. Nesse trabalho, um modelo de Regressão Logística Ordenada Multinível é desenvolvido para a análise da qualidade de vida urbana na cidade de Belo Horizonte, baseado em uma pesquisa de dados recente realizada nesta cidade com informações subjetivas da população. Os resultados dessa pesquisa sobre níveis de satisfação da opinião pública em relação ao acesso e disponibilidade de serviços são confrontados, utilizando o modelo proposto, com dados quantitativos tais como o Índice de Qualidade de Vida Urbana de setores de serviços. Conclui-se que o nível de satisfação em relação a acesso a postos de saúde e condições de nível de ruído devido a bares ou vizinhos e comércios não reflete o Índice de Qualidade de Vida Urbana do setor de saúde e meio ambiente respectivamente. Quando se compara o coeficiente do IQVU com o respectivo desvio padrão, observa-se que há significância maior na associação entre os níveis de satisfação declarados e o IQVU de setor de serviço correspondente nos seguintes casos: condições de qualidade do ar, acesso a hospitais, supermercados, escolas particulares do ensino médio e ensino fundamental, disponibilidade de pavimentação de ruas, transporte público e serviço telefônico. Nesta análise considerou-se uma significância forte quando P < 0,001. Os demais IQVU apresentam uma significância menor na associação entre os níveis de satisfação declarados e o IQVU de setor de serviço correspondente nos seguintes casos: condições de áreas verdes, criminalidade, violência, vandalismo, segurança de trânsito e nível de ruído devido ao trânsito, acesso a escolas públicas e disponibilidade de energia elétrica.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeotecnia e Transportespt_BR
dc.subject.otherEngenharia de transportespt_BR
dc.subject.otherIndicadores sociaispt_BR
dc.subject.otherQualidade de vida Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.titleQualidade de vida urbana no município de Belo Horizonte: análise de confronto entre informações subjetivas e indicadores quantitativospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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