Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A34H9Q
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O (re)conhecimento do lazer em brinquedoteca hospitalares
Authors: Tonia Lopes Soares Mol
First Advisor: Helder Ferreira Isayama
First Referee: Edmur Antonio Stoppa
Second Referee: Jose Alfredo Oliveira Debortoli
Abstract: As Brinquedotecas Hospitalares se configuram hoje dentro das Instituições de Saúde enquanto espaços lúdicos direcionados as crianças em recuperação. Contudo, atualmente, tem se voltado um novo olhar para esse espaço, ampliando sua importância no contexto de saúde. A partir dessas considerações, o objetivo deste estudo foi diagnosticar e analisar a realidade das brinquedotecas em Unidades Hospitalares da rede pública da cidade de Belo Horizonte - MG, tendo em vista realizar um diagnóstico da situação de atendimento de brinquedotecas hospitalares; identificar os profissionais responsáveis por brinquedotecas hospitalares em unidades de saúde; identificar projetos, programas que estão ligados a esses espaços dentro da unidade hospitalar; identificar as concepções de lazer e de humanização hospitalar presente na fala dos profissionais dessas instituições; e verificar se existem ou não recursos públicos, privados e/ou filantrópicos direcionados para esses espaços. A justificativa deste estudo baseia-se na busca pela ampliação do conhecimento sobre Brinquedotecas Hospitalares e pela compreensão de suas relações com as discussões sobre a humanização hospitalar e sobre o lazer. O trabalho foi estruturado em três partes. Na primeira trata do debate sobre a humanização, conciliada à questão da saúde em uma visão ampliada. Na segunda parte trata da contextualização da discussão sobre brinquedoteca, em sua história e trajetória, bem como: funções, objetivos e classificações. E para finalizar, são apresentadas as análises feitas a partir das instituições pesquisadas, levantando-se os pontos que foram recorrentes e as questões divergentes. Como possibilidades metodológicas, este estudo conjuga a pesquisa bibliográfica, juntamente com a pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada por meio da técnica de entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores/dirigentes do espaço e possibilitou compreender questões fundamentais sobre o espaço estudado. A partir dessas análises, foi possível identificar que a ideia que se constrói sobre as brinquedotecas hospitalares avançou nos últimos anos e atualmente se constitui muito além de materialização concreta, como: espaços físicos e brinquedos. O entendimento de lazer relaciona essa dimensão da cultura, principalmente a ideia de ocupação do tempo ocioso e a diminuição do estresse e da ansiedade ligadas aos procedimentos hospitalares. No entanto, é possível perceber visões que relacionam o lazer ao desenvolvimento dos sujeitos e aos processos educativos que fazem parte do envolvimento com essas ações. Com relação ao conceito de lazer, essa se restringe a ação à perspectiva do brincar, contudo é presente a ideia de que o lazer é uma possibilidade de trabalho que ajuda na concretização da proposta de humanização hospitalar. Quanto aos profissionais envolvidos, reconhecem a importância do trabalho multiprofissional, buscando consolidar uma ação interdisciplinar, por isso, não existe uma formação profissional única. Sobre os projetos e ações desenvolvidos nas brinquedotecas hospitalares. Esses espaços muitas vezes são auto-sustentáveis por não terem verbas específicas direcionadas, sendo necessário se mobilizarem para desenvolver parcerias, vínculos com projetos e outros órgãos. Consenso geral é que esses espaços são compreendidos como uma forma para potencializar a humanização.
Abstract: The Toy Library Hospital configure themselves today within the health institutions while the children play areas aimed at recovery. However, currently, has turned a new look to this space, increasing its importance in the context of health. From these considerations, the objective of this study was to detect and analyze the reality of toy Hospital Units in the public network of the city of Belo Horizonte - MG, in order to achieve a diagnosis of the situation of care for hospital playrooms, to identify the individuals responsible for toy library hospital in health care facilities, identifying projects, programs that are linked to those spaces within the hospital, identifying the concepts of leisure and hospital humanization of the professionals present at the speech of those institutions, and to check whether there are public, private and / or philanthropic directed to these spaces. The rationale of this study is based on the search for the expansion of knowledge about Toy Library Hospital and understanding of their relationship with the discussions about the humanization of the hospital and leisure. The work was structured in three parts. The first deals with the debate on the humanization, reconciled to the issue of health in a larger view. The second part deals with the contextualization of the discussion of toy library in its history and trajectory, as well as roles, goals and ratings. And finally, we present the analysis made from the institutions surveyed, rising to the points that were recurrent and the divergent issues. As methodological possibilities, this study combines literature search, along with field research. Field research was carried out using the technique of semi-structured interviews with the coordinators / directors of the space and allowed us to understand fundamental questions about the area studied. From this analysis, we observed that the idea that builds on the toy library hospital has advanced in recent years and now constitutes much more than concrete evidence, such as physical spaces and toys. Understanding leisure relates this dimension of culture, especially the idea of occupation of idle time and lowering stress and anxiety related to hospital procedures. However, it is possible to see visions that relate to the development of leisure subjects and the educational processes that are part of involvement in these actions. Regarding the concept of leisure, this action is restricted to the prospect of playing, but this is the idea that leisure is a possibility of work that helps in completion of the proposed hospital humanization. And health care professionals recognize the importance of multiprofessional work, seeking to consolidate an interdisciplinary approach, so there is a unique professional training. About the projects and actions developed in the toy library hospital. These spaces are often "self-sustaining" for not having money specifically targeted, it is necessary to mobilize to develop partnerships, projects and links to other organs. General consensus is that these spaces are understood as a way to enhance the humanization.
Subject: Lazer
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A34H9Q
Issue Date: 28-Jul-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
t_nia_lopes_pronto.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.