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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Novos atores no ensino superior brasileiro: impactos do perfil socioeconômico e das condições pós-acesso sobre o fluxo escolar e inserção profissional de estudantes de Ciências Sociais de uma instituição privada
Autor(es): Manoel de Almeida Neto
Primeiro Orientador: Antonio Augusto Pereira Prates
Resumo: Com o intuito de lançar luz sobre o processo de expansão do acesso ao ensino superior no Brasil na última década, a presente tese, na sua primeira parte, se propôs a investigar, através de análise descritiva e de métodos de análise de sobrevivência, a influência das características socioeconômicas e da participação em atividades extracurriculares sobre as chances de evasão, permanência e diplomação de uma coorte de 638 alunos que frequentaram o curso de Ciências Sociais de uma universidade privada de Belo Horizonte entre fevereiro de 2003 e junho de 2009. Os resultados demonstraram que as variáveis socioeconômicas, como renda familiar, escolaridade dos pais e tipo de escola cursada nos ensinos fundamental e médio, não tiveram impacto significativo sobre o fluxo escolar, ao passo que a realização de atividades remuneradas de estágio, extensão e, sobretudo, de pesquisa ao longo do curso exerceram um efeito protetor contra a evasão, aumentando consideravelmente as chances de permanência e conclusão da graduação. A segunda parte da pesquisa, efetivada através da aplicação de questionários, realização de grupo focal e entrevistas com egressos do curso, revelou que a participação nestas atividades extracurriculares contribuiu também para uma maior integração dos estudantes ao ethos acadêmico, o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais ao exercício da profissão, bem como para a inserção mais qualificada no campo profissional das Ciências Sociais. Em suma, este estudo mostrou que a realização de atividades de iniciação científica e de trabalho oferecidas pelo curso bem como as experiências acadêmicas vividas pelos estudantes durante a graduação - ou seja, as condições pós-acesso ao ensino superior -, podem ter um impacto positivo maior do que a origem social sobre as chances de permanência, diplomação e, posteriormente, de entrada no mercado de trabalho. Sugere-se, portanto, que as políticas de universalização do acesso e de inclusão no ensino superior destes novos estudantes - provenientes, em sua maioria, de estratos socioeconômicos médio-baixos - venham acompanhadas de políticas de permanência, baseadas, por exemplo, na ampliação da oferta de oportunidades de realização de atividades remuneradas de pesquisa, estágio e extensão na própria área do curso.
Abstract: In order to shed light on the process of expanding access to higher education in Brazil in the last decade, the first part of this thesis sought to investigate, using descriptive analysis and survival analysis methods, the influence of socioeconomic characteristics and participation in extracurricular activities on the chances of drop-out, permanence and graduation from a cohort of 638 students who attended the course of Social Sciences of a private university in Belo Horizonte between February 2003 and June 2009. The results showed that socioeconomic variables such as family income, parental education and type of school attended in primary and secondary education, had no significant impact on the school flow. On the other hand, the realization of paid activities of internships, extension and, mainly, research throughout the course exerted a protective effect against drop-out, increasing the chances of permanence and completion of graduation. In the second part of the research, questionnaires, focus group and interviews done with course graduates revealed that participation in extracurricular activities also contributed to further integration of students to the academic ethos, development of skills and essential competencies to the profession, as well as to a most qualified entry into the professional field of Social Sciences. As a conclusion, this study revealed that conducting scientific research activities and work offered by the course and the experiences of the students during graduation in other words - the post-access conditions to higher education - can have a greater impact than social origin over the chances of permanence, graduation and later entry into the labor market. It is suggested, therefore, that universal access policies and inclusion in higher education of these new students - from, mostly medium-low socioeconomic strata - be accompanied by permanent policies aimed at increasing the offer of opportunities to realize researchs, interships and extension in the area of the course.
Assunto: Sociologia
Evasão escolar
Ensino superior
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A35FTX
Data do documento: 15-Mai-2015
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