Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3AH6W
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dc.contributor.advisor1Selme Silqueira de Matospt_BR
dc.creatorTeresinha de Jesus Souza Botelhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T09:14:03Z-
dc.date.available2019-08-11T09:14:03Z-
dc.date.issued2015-05-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3AH6W-
dc.description.abstractThis study aimed to identify the challenges faced by nurses in health education for family members and caregivers of seniors at risk of chronic diseases. We opted for theintegrative review of literature, as methodological referential to elucidate the theme of this research. To ensure comprehensiveness and answer guiding the study question,search for publications on the topic searched databases, available in Latin American literature and Caribbean Health Sciences (LILACS); Brazilian bibliography of nursing (BDENF); Medical LiteratureAnalysisandRetrievalSistem online (MEDLINE) and in theelectronic library Scientific Electronic Library Online (SCIELO). The study pointed out that the caregiver understands the lack of human resources and of technical and/orpsychological ability to cope with the elderly with presence of stress and deficiency ofleisure activities. However, the need for caregiver training is not perceived as a priority.The study shows that education developed is held disconnected from reality in whichis inserted this population. The suggestions of the six articles emphasize the need forthe development of educational practices and the professionals must pass confidence to that under a humanized Prism, can conquer the caregivers and, thus, there is a clear and constructive dialog between educator-learner. Emphasize the need for aneducational plan for this caregivers.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo identificar os desafios enfrentados pelo enfermeiro na Educação em Saúde para familiares e cuidadores de idosos em risco de doenças crônicas. Optou-se pela revisão integrativa da literatura, como referencial metodológico para elucidar o tema dessa pesquisa. Para garantir a abrangência e responder a questão norteadora do estudo realizou-se a busca de publicações sobre o tema pesquisado disponíveis nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Bibliografia Brasileira de Enfermagem (BDENF); Medical LiteratureAnalysisandRetrievalSistem on-line (MEDLINE) e na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). O estudo apontou que o cuidador percebe a falta de recursos humanos e de habilidade técnica e/ou psicológica para lidar com o idoso com presença de estresse e deficiência de atividades de lazer. No entanto, a necessidade de capacitação do cuidador não é percebida como prioridade. O estudo apresenta que a educação desenvolvida é realizada desconectada da realidade na qual se encontra inserida essa população. As sugestões dos seis artigos enfatizaram a necessidade do desenvolvimento das práticas educativas e que os profissionais devem passar confiança para que, sob um prisma humanizado, possam conquistar os cuidadores e, assim, ocorrer um diálogo claro e construtivo entre educador-educando. Enfatizam ainda a necessidade de um plano educativo para esse cuidadorespt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamiliarespt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectCuidadorespt_BR
dc.subjectDoenças crônicaspt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectEnfermeiropt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação de recursos humanos em saúdept_BR
dc.titleDesafios do enfermeiro na educação em saúde de cuidadores de idosospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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