Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3BG5K
Type: Tese de Doutorado
Title: A mediação docente da leitura de textos didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências nos últimos anos do ensino fundamental
Authors: Celio da Silveira Junior
First Advisor: Maria Emilia Caixeta de Castro Lima
First Referee: Isabel Gomes Rodrigues Martins
Second Referee: Maria Amélia Dalvi Salgueiro
Third Referee: Helder de Figueiredo e Paula
metadata.dc.contributor.referee4: Delaine Cafiero Bicalho
Abstract: Consideramos a mediação docente da leitura de textos didáticos um recurso fundamental para o ensino e aprendizagem de ciências naturais. Os textos que chegam à sala de aula, grosso modo, são os dos livros didáticos. Textos estes considerados difíceis pelo conteúdo que comunicam e pelas múltiplas linguagens que usam, tornando necessário que o professor da área tome a leitura como objeto de ensino de forma a ensinar os estudantes a lerem textos de ciências. Neste trabalho, analisamos um conjunto de aulas construídas a partir da leitura de textos didáticos sobre modelos de ligações químicas em sala de aula, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual. Valemo-nos dos estudos da linguagem com referência em Bakhtin e Vigotski e outros autores que tratam da leitura e de sua mediação em sala de aula, e sobre o ensino e a aprendizagem de ciências. Compartilhamos da ideia de que a leitura em sala de aula deve-se constituir como prática social dialógica (mediada pela palavra), pedagógica (mediada pelo outro), e que aprender ciências implica aprender a identificar e a avaliar correlações, bem como a utilizar modelos para interpretar fenômenos naturais. Nesse contexto, a nossa questão de pesquisa para o Doutorado retoma, em outros patamares, uma das questões apresentadas em nosso projeto inicial de pesquisa para o Mestrado: faz sentido ensinar modelos de ligações químicas no Ensino Fundamental? Entendemos que a resposta à questão irá depender do porquê se ensina e de como se ensina esse tema. Nesse sentido, as nossas análises, circunstanciadas nos dados construídos a partir das leituras compartilhadas, voltaram-se para as interações discursivas ocorridas, com foco especial nos indicativos da ação docente: por que o professor ensinou e como o professor ensinou o tema modelos de ligações químicas? Para a análise, classificamos esses indicativos em quatro dimensões: propósitos de leitura; contrapalavras dos estudantes; relações entre propriedades e modelos; leitura de textos didáticos de ciências. Os resultados de nossas análises apontam para a importância da mediação docente intencionalmente planejada e construída de forma a dar destaque aos processos de significação na leitura de textos de ciências. As aulas organizaram-se em torno desses processos de significação do texto, numa ruptura com a regra, a rotina da classe. A relação modelo-propriedades, fundamental nos propósitos de ensino, foi tensionada o tempo todo, procurando atingir os objetivos propostos pelos projetos de dizer do professor e dos autores da coleção didática de referência. Aos estudantes foi oportunizada uma leitura compartilhada com o uso de diversas estratégias para torná-la produtiva em termos da dupla aprendizagem: modelos científicos e textos didáticos de ciências. Consideramos que, em nosso caso, fez sentido ensinar modelos de ligações químicas no Ensino Fundamental. Fez sentido pois buscou-se o desenvolvimento de um certo modo de pensar que se encontra indiciado nas interações discursivas analisadas. Houve indícios de que foi produtivo lidar com a complexidade dos modelos de ligações químicas com aqueles estudantes e por meio daqueles textos. Ao mesmo tempo, esse trabalho foi fundamental para o meu processo de formação - o do professor-pesquisador-mediador - dada a oportunidade que tive de planejar, cotejar o meu planejamento com os referenciais teóricos, e olhar para o ocorrido em sala de aula com um olhar mais profundo e articulado.
Abstract: We consider teachers mediations in students textbook reading a key resource for the teaching and learning of natural sciences. The texts that reach the classroom, roughly speaking, are those of the textbooks. These texts are considered difficult not only for the contents they communicate but also for the multiple languages they use, making it necessary that the teacher of the discipline takes reading as teaching object in order to teach students to read science texts. In this thesis, we analyze a set of lessons involving the reading of textbooks about models of chemical bonds in a classroom of 9th year Brazilian public school students. We refer to language studies, especially those by Bakhtin and Vigotski, as well as to other authors that deal with reading and its mediation in the classroom, and with the teaching and learning of science. We share the idea that reading in the classroom should be seen as a dialogical and pedagogical social practice, and learning science involves learning how to identify and evaluate relationships between models as well as using them to interpret natural phenomena. In this context, our research question for the Doctorate adresses one of the issues present in our initial research design for the Master: does it make sense to teach models of chemical bonds in elementary school? We believe that the answer to this question will depend on why you teach and how to teach this subject. In this sense, our detailed analyses on data constructed from shared readings, turned to the discursive interactions occurred, with special focus on teaching action indicative: why the teacher taught and how the teacher taught the subject models of chemical bonds? For analysis, we classify these indications in four dimensions: reading purposes; conter-words of students; relationships between properties and templates; reading science textbooks. Our results point to the importance of teaching mediation intentionally planned and constructed in such a way as to give prominence to the processes of signification in reading science texts. Lessons are organized around these processes, in a break with the rule, routine of class. The relationship model-properties, essential in the educational purposes, was taut the entire time, seeking to achieve the objectives proposed by the projects teacher and authors of didactic reference collection. Made with students was a shared reading with the use of diverse strategies to make it productive in terms of dual apprenticeship: scientific models and science textbooks. We believe that, in our case, it made sense to teach models of chemical bonds in the elementary school. It made sense as it sought to develop a certain mindset that finds himself indicted in discursive interactions analysed. There were indications that it was productive to deal with the complexity of the models of chemical bonds with those students and by means of those texts. At the same time, this work was fundamental to my process of formation of teacher-researcher-mediator, given the opportunity I had to plan, collate my planning with the theoretical references, and look at what happened in the classroom with a deeper look and articulate.
Subject: Educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3BG5K
Issue Date: 12-Jun-2015
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vfinal__tese___celio_da_silveira_junior.pdf4.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.