Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3CGHJ
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dc.contributor.advisor1Pollyana Alves Borges da Silvapt_BR
dc.creatorLizandra Aparecida Vaz de Amorim Camargos da Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T04:29:10Z-
dc.date.available2019-08-10T04:29:10Z-
dc.date.issued2014-12-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3CGHJ-
dc.description.resumoOs filmes são recursos audiovisuais muito utilizados por professores em sala de aula, podedo colaborar durannte a compreensão de conceitos. Este trabalho propõe o uso do filme Osmosis Jones no ensino de conteúdos de Ciências relacionados aos sistemas do corpo humano. Será proposta uma sequência didática em uma perspectiva investigativa, na qual espera-se que os alunos identifiquem a integração entre esses sistemas funcionais. Esta sequência consta de questionário preliminar, que identificará os conhecimentos prévios dos alunos, exibição do filme, além da discussão e levantamento de hipóteses, visando à construção de conceitos pelos próprios alunos. Posteriormente, será aplicado um questionário final para avaliar a construção desses conceitos. Durante o desenvolvimento do projeto, questionei minha vivência como professora e a forma como planejava as aulas ministradas antes deste trabalho investigativo. A maior mudança que percebi foi ter deixado o papel de transmissora do conhecimento e passando a agir como guia, orientando os alunos na construção do conhecimento. Uma dificuldade encontrada foi administrar o tempo e conseguir adequar minhas ideias ao currículo, que é muito extenso, complexo e cheio de detalhes. Como conclusão, compreendi que a forma investigativa de aula, depende de uma reestruturação dos conteúdos, estabelecendo prioridades e habilidades, a fim de propiciar uma aprendizagem efetiva e mais prazerosa.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectJonespt_BR
dc.subjectCiência por Investigaçãopt_BR
dc.subjectFilme Osmosispt_BR
dc.subject.otherCinema Educaçãopt_BR
dc.subject.otherTelevisão na educação biológicapt_BR
dc.subject.otherCorpo humanopt_BR
dc.titleUtilização do filme Osmosis Jones como ferramenta para a compreensão da integração dos sistemas funcionais do corpo humano em turmas de biologia do ensino médio de uma escola de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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