Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3CHBK
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcia Maria Martins Parreiraspt_BR
dc.creatorAparecida Fernandes Pessoapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T01:03:03Z-
dc.date.available2019-08-10T01:03:03Z-
dc.date.issued2014-12-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3CHBK-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta um estudo de uma sequência didática composta por atividades investigativas com a temática de gênero, norteadas pelo objetivo de investigar como estas atividades poderiam contribuir para a desconstrução dos estereótipos de gênero e no enfretamento a atitudes sexistas entre estudantes. O trabalho foi realizado durante as aulas de ciências de uma turma de 8° ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal da cidade de Contagem, Minas Gerais. A metodologia consistiu na aplicação de dois questionários e oito atividades investigativas no formato de oficinas temáticas. O presente trabalho contou com vinte participantes, sendo onze meninas e nove meninos. Os resultados da pesquisa mostraram que situações criadas nas atividades nesta temática, contribuíram para a abertura de questionamentos por parte dos (as) estudantes, colaborando para expressão de suas ideias, reflexões, análises, argumentação e identificação de modos diferentes de respostas compartilhadas no grupo. Por conseguinte, gerando empatia e um apontamento para o início da reconstrução de padrões mais igualitários. Além disso, o estudo desenvolvido mostrou que as aulas de ciências foram mais provocativas e reflexivas ao agregar a temática de gênero ao conteúdo de sexualidade já existente nos livros didáticos. Por fim, apontou também a necessidade da instituição escolar garantir espaços para a mediação de temas relacionados às relações de gênero, para favorecer discursos e ações mais igualitárias entre o masculino e o feminino.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAtividade investigativapt_BR
dc.subjectSexismopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subject.otherSexo pt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEducação sexual para adolescentes  pt_BR
dc.titleEstudo por investigação sobre as relações de gênero em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental - Contagem/MGpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_genero_enci.pdf3.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.