Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3CHFL
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paulina Maria Maia Barbosapt_BR
dc.creatorCamila Mathias dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T01:20:21Z-
dc.date.available2019-08-14T01:20:21Z-
dc.date.issued2015-06-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3CHFL-
dc.description.resumoO Sistema de Avaliação da Educação Fundamental das Escolas da Prefeitura de Belo Horizonte (Avalia BH) é um mecanismo de averiguação das disciplinas Português, Matemática e Ciências da Natureza realizado anualmente na rede de ensino público municipal de Belo Horizonte para os alunos do 3° ao 9° ano. Devido à importância dessa ferramenta, este trabalho teve por objetivo analisar se no Avalia BH estão contemplados os aspectos da proposta curricular para o ensino de ciências (8º ano), relativos à apreensão de habilidades investigativas. O trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre as características e importância do ensino de ciências por investigação, um histórico e as implicações das avaliações externas no ensino, e um levantamento de estudos que consideram a presença de habilidades investigativas em alguns sistemas avaliativos do Brasil e de outros países. Duas avaliações diagnósticas de Ciências Naturais do Avalia BH, realizadas em 2013 com os estudantes do 8° ano, foram utilizadas para análise documental através de uma abordagem qualitativa. Como resultado constatou-se demasiada ênfase em conteúdos e memorização, e baixo destaque para itens de análise de situação-problema, o que sugere uma precariedade na avaliação das habilidades investigativas. Como sugestão recomenda-se o aprimoramento do Sistema Avalia BH para que se aperfeiçoe a avaliação de tais habilidades.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAvaliações externaspt_BR
dc.subjectHabilidades investigativaspt_BR
dc.subject.otherAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensino pt_BR
dc.titleAnálise do Avalia BH a partir de habilidades investigativaspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_camila_enci_2015.pdf295.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.