Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3CHFL
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paulina Maria Maia Barbosa | pt_BR |
dc.creator | Camila Mathias dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T01:20:21Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T01:20:21Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-23 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3CHFL | - |
dc.description.resumo | O Sistema de Avaliação da Educação Fundamental das Escolas da Prefeitura de Belo Horizonte (Avalia BH) é um mecanismo de averiguação das disciplinas Português, Matemática e Ciências da Natureza realizado anualmente na rede de ensino público municipal de Belo Horizonte para os alunos do 3° ao 9° ano. Devido à importância dessa ferramenta, este trabalho teve por objetivo analisar se no Avalia BH estão contemplados os aspectos da proposta curricular para o ensino de ciências (8º ano), relativos à apreensão de habilidades investigativas. O trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre as características e importância do ensino de ciências por investigação, um histórico e as implicações das avaliações externas no ensino, e um levantamento de estudos que consideram a presença de habilidades investigativas em alguns sistemas avaliativos do Brasil e de outros países. Duas avaliações diagnósticas de Ciências Naturais do Avalia BH, realizadas em 2013 com os estudantes do 8° ano, foram utilizadas para análise documental através de uma abordagem qualitativa. Como resultado constatou-se demasiada ênfase em conteúdos e memorização, e baixo destaque para itens de análise de situação-problema, o que sugere uma precariedade na avaliação das habilidades investigativas. Como sugestão recomenda-se o aprimoramento do Sistema Avalia BH para que se aperfeiçoe a avaliação de tais habilidades. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Avaliações externas | pt_BR |
dc.subject | Habilidades investigativas | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Análise do Avalia BH a partir de habilidades investigativas | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_camila_enci_2015.pdf | 295.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.