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Type: Tese de Doutorado
Title: Do convento ao quartel: a educação das sensibilidades nos espetáculos teatrais realizados pelo Club Dramático Arthur Azevedo, em São João Del Rei MG (1915-1916)
Authors: Carolina Mafra de Sa
First Advisor: Ana Maria de Oliveira Galvao
First Referee: Eliane Marta Santos Teixeira Lopes
Second Referee: Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
Third Referee: Fernando Antonio Mencarelli
metadata.dc.contributor.referee4: Alberto Ferreira da Rocha Júnior
metadata.dc.contributor.referee5: Cláudio Guilarduci
Abstract: O objetivo desta tese é investigar a educação das sensibilidades que se dava durante os espetáculos teatrais realizados pelo Club Dramático Arthur Azevedo, associação de amadores que existiu entre os anos de 1915 e 1916, em São João del-Rei MG. O principal conjunto de fontes utilizado para este estudo é mantido pelo Grupo de Pesquisa em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del-Rei. O acervo é constituído por duas coleções, a primeira pertenceu ao Clube Teatral Arthur Azevedo, associação de amadores da cidade, que teria atuado de 1905 até 1985, e o acervo particular de Antônio Guerra, amador são-joanense. O livro escrito por Guerra, publicado em 1968, também foi central nesta investigação. Entre as fontes, utilizamos álbuns que reúnem recortes de jornais, programas de espetáculos, panfletos e fotografias sobre as produções do clube investigado, peças manuscritas e datilografadas, os Estatutos da agremiação e algumas publicações do período que compunham a biblioteca da sociedade dramática. Foram também analisados os livretos dos originais franceses e da versão portuguesa da peça O Periquito, encontrados na Biblioteca Nacional da França e na biblioteca da Universidade de Coimbra, além de imagens e notícias de jornais sobre as apresentações, em Paris, durante o século XIX, das duas operetas estudadas, também disponíveis na BNF Paris. Inspiradas na noção de Zumthor, entendemos o teatro como um discurso poético e, portanto, os espetáculos teatrais como performances, que proporcionavam prazer ao público. Percebemos a performance como um fenômeno educativo, momento em que ouvintes e intérpretes em interação, ao mesmo tempo em que realizam, constituem uma poética. A noção de Febvre de sistemas de emoções possibilitou o entendimento do teatro como um simulacro de um sistema de emoções. A definição de Sandra J. Pesavento para sensibilidades contribuiu para a construção da metodologia desta pesquisa. Raymond Williams nos serviu como referência para definir o modo como lidamos com o texto das peças e com os indícios das encenações. Compreendemos o texto das operetas selecionadas O Periquito e A Mulher Soldado como textos escritos para serem encenados. Ao abordar algumas cenas a partir de diversos aspectos e ao considerar os sujeitos envolvidos nas apresentações e suas sensibilidades, buscamos reconstruir a unidade essencial da cena e elencar algumas sensações e sentimentos que possivelmente teriam afetado os espectadores durante as apresentações. Depois de compreender a constituição do Club D. Arthur Azevedo; o perfil de seus líderes e, minimamente de seus sócios; a inserção dessa agremiação na sociedade são-joanense; e os significados de sua atuação na cidade, nos dedicamos à análise dos espetáculos das duas operetas mais encenadas pelo clube. A compreensão das questões relacionadas com a seleção das peças e com a distribuição dos papéis entre os amadores resultou na identificação das sensibilidades, que permeavam as relações entre aqueles que estavam nos palcos e a plateia. A análise da estrutura narrativa das operetas nos permitiu compreender quais eram as sensibilidades hegemônicas acionadas por suas apresentações que, relacionadas com modelos de espectadores, indicaram possíveis sensações e sentimentos que essas cenas teriam gerado. Finalmente, nos dedicamos à poética das operetas, ou aos elementos das performances que teriam agradado ao público: a parte musical e a comicidade das apresentações.
Abstract: Le but de cette thèse, cest de faire des recherches sur léducation des sensibilités qui se produisaient pendant les spectacles théâtraux réalisés par le Club Dramático Arthur Azevedo, une association damateur qui a existé entre les années 1915 et 1916, à São João del Rei, MG. La principale base des données utilisées dans cette recherche appartient au Groupe de Recherches en Arts Scéniques de lUniversité Fédéral de São João del-Rei. Ce sont deux recueils qui constituent la collection. Le premier a appartenu au Clube Teatral Arthur Azevedo, lassociation des amateurs de la ville qui a joué de 1905 à 1985. Et le deuxième, appartient à la collection privé dAntonio Guerra, un amateur de São João del-Rei. En autre, le livre écrit par Guerra en 1968 a été aussi très important dans cette recherche. Entre les bases de données on a utilisé des albums qui regroupent des journaux, des programmes de spectacles, dépliants et photographies sur la production de club recherché, des pièces manuscrites ou typographiées et quelques publications datées de la période qui composait la bibliothèque de la société dramatique. On a analysé aussi les livrets des originaux français et la version portugaise de la pièce O Periquito, (Vert-Vert), et aussi les images et les nouvelles des journaux sur les représentations, à Paris, pendant le XIXème siècle, des deux opérettes, qui se trouvent à la Bibliothèque Nationale de France (BNF) et à la Bibliothèque de lUniversité de Coimbra, au Portugal. Inspiré dans la notion de Zumthor, on comprend le théâtre étant un discours poétique et, alors, les spectacles théâtraux étant des performances, qui donnaient du plaisir au public. Ces performances, on les comprend comme un phénomène éducatif, pourvu quau moment où les auditeurs et les interprètes sont en interactions, et à la fois, les réalisent, alors ils constituent une poétique. Pour la construction de la méthodologie de cette recherche, on a pris la définition des sensibilités chez Sandra J. Pesavento et la notion de Febvre sur des systèmes des émotions qui a permis à la compréhension sur le théâtre comme un simulacre dun système des émotions. Pour faire une définition de la façon dont on prend les textes des pièces et les indices des mises en scène, on a pris comme référence Raymond Williams. On comprend le texte des opérettes sélectionnées - O periquito e A mulher Soldado comme ceux écrits pour être mis en scène. En abordant quelques scènes à partir des divers aspects et en considérant les sujets englobés dans la mise en scène et ses sensibilités, on a cherché à rebâtir « lunité essentielle » de la scène et à recueillir quelques sensations et sentiments qui probablement, ont affété les spectateurs pendant les représentations. Après avoir compris la constitution du Club D. Arthur Azevedo; le profil de son leader et hors mis ses associes; linsertion de cette assemblée dans la société de São João del-Rei; les significations du jeu dans la ville, on a dédié lanalyse des spectacles de ces deux opérettes les plus jouées par le club. La compréhension des questions liées aux sélections des pièces et la distribution des jeux de rôles entre les amateurs, nous a donné lidentification des sensibilités, qui entrelaçaient les relations entre ceux qui étaient sur le plateau et ceux qui étaient dans le public. Enfin, on a dédié à la poétique des opérettes, ou aux éléments des performances qui auraient plu au public: la partie musicale et la partie comique des représentations.
Subject: Club Dramático Arthur Azevedo
Educação
Educação Historia Minas Gerais
Teatro na educação História
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3FHVR
Issue Date: 24-Feb-2015
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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