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Type: Tese de Doutorado
Title: Padrão de formação familiar em diferentes grupos religiosos no Brasil
Authors: Ingrid Gomes Dias
First Advisor: Ana Paula de Andrade Verona
First Co-advisor: Laura Lídia Rodríguez Wong
Abstract: O Brasil tem passado por transformações importantes no processo de formação familiar. Observa-se um aumento na proporção de uniões consensuais, enquanto que a idade à união permanece relativamente precoce. Outra mudança importante refere-se ao contexto religioso que mostra um crescimento das religiões evangélicas. O panorama religioso pode ser um componente importante para a formação familiar que, neste estudo, refere-se aos indicadores: chance de estar em união, tipo de união e escolha do cônjuge. Isto porque as religiões podem influenciar a vida dos fiéis por meio de suas doutrinas e mecanismos de influência. Este estudo foi desenvolvido a partir de dois conjuntos de objetivos. O primeiro buscou analisar a associação entre religião católica e evangélica e padrão de formação familiar utilizando dados representativos do censo de 2010 para o Brasil. O segundo propôs investigar se a religião influenciou, de alguma forma, o padrão de formação familiar e quais os principais mecanismos de influência da religião por meio de dados oriundos de entrevistas em profundidade realizadas na cidade de Viçosa (MG). O estudo centra a pesquisa em mulheres unidas entre 20 a 29 anos das religiões católica e evangélica pentecostal, bem como padres e pastores destas religiões. Os resultados quantitativos mostraram que as evangélicas, especialmente as pentecostais, possuem um padrão de formação familiar diferenciado, com menor idade à união, maior chance de estarem em uma união formal e maiores taxas de endogamia religiosa. Os resultados qualitativos revelaram que as igrejas pentecostais se diferenciam das católicas por apresentarem todos os mecanismos de influência religiosa relatados por Smith (2003): diretrizes e normas morais, experiências espirituais de conversão, modelos de comportamento, sanções e/ou coação religiosa, técnicas de liderança, habilidades de enfrentamento, capital cultural, capital social, laços sociais e organizacionais, construção de redes e habilidades extra comunitária. Os dados também indicam que as evangélicas entrevistadas apresentam um comportamento mais conservador e rígido em relação a questões como virgindade, união formal e escolha do cônjuge (endogamia religiosa). Este comportamento diferenciado das evangélicas pentecostais pode estar relacionado à maior ênfase das igrejas às normas e as sanções religiosas.
Abstract: Brazil has gone through important transformations in the process of family formation, which in this study refers to the beginning of a family starting from the union of a couple. An increase in the proportion of consensual unions has been observed, whereas the age it starts remains relatively precocious. Another important change refers to the religious context which shows a growth in the evangelic religions. The religious overview may be an important element for the family formation, which in this study refers to the chance of composing a union, the kind of union and the choice of spouse. This is due to the fact that religions influence the believers life, shaping their behavior through its mechanisms. The first sought to analyze the association between the Catholic and Evangelic religions as well as the pattern for the family formation using representative data from the 2010 census for women between 20 and 29 years old in Brazil. The latter proposed to investigate whether religion had influenced in any way the family formation and which were the main mechanisms of the religion influence based on data derived from thorough interviews that took place in the municipality of Viçosa, in the State of Minas Gerais, with Catholic and Pentecostal Evangelic women in the ages of 20 to 29, as well as ministers and priests. The quantitative results showed that the evangelic, especially the Pentecostal, have a differentiated patter of family formation, happening at a younger age at the time of the union, with a bigger chance of being in a formal union and higher rate of religious endogamy. The qualitative results revealed that the Pentecostal Churches present all the mechanisms of religious influence reported by Smith (2003) in his theory, whereas the Catholic Churches did not report sanctions mechanisms and network closure in the religious context, only family supervision. The data also indicate that the interviewed evangelic women present a more conservative and strict behavior regarding questions such as virginity, formal union and spouse choice (religious endogamy), a result of a bigger emphasis from the church to the norms and religious sanctions.
Subject: Família Brasil Vida religiosa
Família Brasil spectos sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3JHQM
Issue Date: 9-Jul-2015
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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