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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Mapeando a identidade profissional de licenciandos em ciências biológicas: um estudo ator-rede a partir do programa institucional de bolsa de iniciação à docência
Autor(es): Luciana Resende Allain
Primeiro Orientador: Francisco Angelo Coutinho
Primeiro membro da banca : Joao Valdir Alves de Souza
Segundo membro da banca: Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Terceiro membro da banca: Priscila Correia Fernandes
Quarto membro da banca: Maria de Fátima Aranha de Queiroz e Melo
Resumo: Este é um Estudo Ator-Rede sobre uma controvérsia envolvendo as identidades profissionais de licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública do sudeste do Brasil. Referenciados na Teoria Ator-Rede e na cartografia de controvérsias, buscamos mapear os atores envolvidos nas vivências formativas destes licenciandos e a composição de interesses relativos à rede identitária docente dos mesmos. Para esta investigação, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi eleito como a vivência formativa que rastreamos. Inicialmente realizamos um levantamento quantitativo junto aos formandos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da universidade estudada, com o objetivo de mapear o seu perfil e identificar se suas expectativas profissionais se modificaram ao longo do curso. Utilizamos o conceito latouriano de translação para descrever os desvios ou associações realizados pelos atores para fortalecer ou não a identidade docente. Percebemos a formação de poucas associações engendradas a favor da identidade docente e vários desvios durante a trajetória de formação inicial que culminam com a construção de uma rede contraidentitária em relação a docência. Em um segundo momento, conduzimos dois grupos focais, um com pibidianos e outro com não pibidianos, a fim de identificar, de forma comparativa, quais atores agiram durante a trajetória acadêmica dos licenciandos, no sentido de fortalecer sua identificação com a docência. Os resultados apontam que o curso de licenciatura realiza mais desvios que associações quanto à identidade docente e que o PIBID realiza várias associações em favor desta identidade. Baseados no conceito de performance, argumentamos que em geral os não pibidianos performam uma identidade-instituição, que emerge a partir do curso, estimulando-os a serem biólogos e professores de biologia. Por outro lado, os pibidianos geralmente performam uma identidade-afinidade, que emerge a partir do PIBID, pelo sentimento de pertença a um grupo colaborativo de trabalho. No entanto, como o programa atinge apenas uma parte dos licenciandos, problematizamos a necessidade de se estender a rede destas associações a todos os estudantes da licenciatura. Além disso, defendemos o uso da Teoria Ator-Rede e da cartografia de controvérsias como uma metodologia para mapear problemas complexos e traçar novos cenários possíveis de mundo.
Abstract: This is an Actor-Network Study on the controversy involving the professional identity of teacher undergraduates in Biological Sciences from a public university in southeastern Brazil. Referenced in Actor-Network Theory and controversy mapping, we have mapped the actors involved in the formative experiences of these students and the composition of interests regarding their teaching identity network. The formative experience that we have chosen to track was the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Initially we conducted a survey with teacher undergraduates in the Biological Sciences course of that University, in order to map out their profile and identify whether their professional expectations have changed along the course. We use the latourian concept of translation to describe the detours or associations made by actors in strengthening or weakening the teacher identity. We detected the formation of a few associations in favor of teacher identity and various detours during the initial training trajectory of the students, culminating in the construction of a teaching counter-identity network. Further, we led two focus groups, the first one with non-PIBIDians and the other one with PIBIDians, in order to identify on a comparative basis, which of the actors, during the academic career, acted toward strengthening the teaching identity of the students. The results point out that the teaching course performs more detours than associations concerning the professional teaching identity of the students, while the PIBID performs several associations in favor of this identity. Based on the performance concept, we argue that, in general, non-PIBIDians perform an identity-institution that emerges from the course, encouraging them to become biologists and biology teachers. On the other hand, PIBIDians generally perform an identity-affinity, emerging from the PIBID, in their sense of belonging to a collaborative work group. However, as the program only involves part of the students, we question the need to extend the network of these associations to all teacher students. Additionally, we defend the use of Actor-Network Theory and controversy mapping as a methodology to map complex issues and plot new world scenarios.
Assunto: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Teoria ator-rede
Professores de Ciencias
Professores Aspectos sociais
Educação
Professores Formação
Identidade
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NEYP
Data do documento: 7-Ago-2015
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